terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Incêndio destrói parte de casa apalaçada


Um incêndio de proporções consideráveis destruiu parte da Casa da Fontoura, em Beduído, Alquerubim, onde está a ser erguido um espaço de turismo rural. Face à extensão das chamas, os bombeiros tiveram que partir parte do telhado para libertar o intenso fumo que se fazia sentir no interior da moradia

Uma das mais qualitativas e históricas casas do concelho de Albergaria-a-Velha sofreu danos que se podem considerar de teor bastante elevado, com os seus donos a assistirem àquilo que eles próprios classificam de tragédia, não apenas financeira como histórica.

Por volta das 22 horas de anteontem, um incêndio destruiu parte de uma casa do século XVIII, propriedade de Alberto Nogueira de Lemos, médico de cirurgia torácica no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O imóvel, de rés-do-chão, chama-se Casa da Fontoura e situa-se na Rua de São Brás, no lugar de Beduído, freguesia de Alquerubim, e apresenta uma traça apalaçada e tem vindo a ser alvo de obras, de modo a tornar num espaço de turismo rural.

O fogo parece ter começado numa das chaminés e a empregada terá ouvido um grande estrondo e, logo que se aproximou, deparou com a cozinha e a casa do forno em chamas. O proprietário e a esposa, que vieram a Beduído passar o Natal, estavam noutra dependência e, ao verem o fogo irromper, chamaram os Bombeiros de Albergaria-a-Velha, que fizeram deslocar ao local cerca de 20 homens, três carros de fogo e uma ambulância. Foi necessário usar máscaras e botijas de oxigénio para entrar na casa, onde o fumo era muito intenso.

Com o uso de agulhetas e intensos jactos de água despejados sobre o telhado e o interior das dependências atingidas, os bombeiros conseguiram dominar o fogo ao fim de hora e meia, mas os trabalhos de rescaldo só viriam a ser concluídos por volta das duas da madrugada. Os prejuízos são bastante elevados, mas estão cobertos pelo seguro, tendo a GNR de Albergaria-a-Velha estado no local a fim de registar a ocorrência, que juntou muitos curiosos na rua fronteiriça à Casa da Fontoura.

EA
Albergaria-a-Velha - quinta-feira, 27 de Dezembro de 2007


Quinta da Fontoura

Sem comentários: