segunda-feira, 15 de agosto de 2011

2004: Albergaria na "Praça da Alegria"

imagem Boletim Municipal nº 10 - Outubro 2004
Albergaria-a-Velha foi o Concelho em destaque na edição de 6 de Agosto de 2004 da "Praça de Alegria" da RTP. Neste programa, apresentado por Sónia Araújo e Hélder Reis, vários convidados Albergarienses tiveram oportunidade de dar a conhecer um pouco da nossa terra, as suas festas, artesanato, gastronomia, folclore e música.

Ao presidente da Câmara Municipal, João Agostinho Pereira, coube a apresentação geral do Concelho, sua História, posição geográfica e actividades económicas. Hélder Reis mostrou-se agradavelmente surpreendido com a forma entusiasmada como Albergaria-a-Velha era descrita; o Presidente justificou tal entusiasmo de forma simples: "Albergaria é uma terra hospitaleira, que gosta de bem receber!".

Com a curiosidade aguçada, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro foram o próximo tema em discussão. O Padre Querubim e Manuel Andrade, Vice-Presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, explicaram a génese do culto e realçaram a importância desta festa religiosa que, anualmente, atrai milhares de devotos à colina do Bico do Monte.

Em termos de artesanato, os bordados estiveram em destaque com os trabalhos de Rosa Borda e Maria Pinho que, apesar da idade generosa, continuam com grande entusiasmo a bordar toalhas, aventais, naperons, com uma mestria de fazer inveja aos mais novos. E, com o aproximar da hora do almoço, foi a vez das iguarias Albergarienses se apresentarem perante os telespectadores. Os carolos à antiga, leitão à moda de Angeja, febras à lavrador com arroz de fressura, enguias e rojões puseram a equipa da "Praça de Alegria" a ansiar pela hora do almoço! Mas qualquer refeição não estaria completa sem os doces e, por isso, turcos, raivas, bolos de gema, sonhos e suspiros também marcaram a sua presença em estúdio.

Para além das animadas conversas, a música e dança também estiveram presentes neste popular programa da RTP. A Orquestra Juvenil da Banda Velha União Sanjoanense e Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha fizeram "as honras da casa" e, decerto, encantaram os milhões de telespectadores que ficaram a conhecer um pouco melhor o nosso Concelho.

CMA, 2004

Sem comentários: