quinta-feira, 11 de abril de 2013

Espólio Foto Gomes

Com o objetivo de não deixar perder-se 77 anos da vida Albergariense em imagens, o Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha está a proceder ao tratamento do espólio fotográfico de uma das mais antigas casas de fotografia do Município, a Foto Gomes, com a qual vai estabelecer um protocolo.

Ao todo, são cerca de 200 mil chapas de vidro, datadas desde 1936, que estão a ser alvo de uma cuidadosa avaliação e inventariação, contando o Arquivo Municipal com o apoio técnico especializado de Lúcia Moutinho Alberto, conservadora de fotografia e papel.

Nesta primeira fase, que se espera estar concluída até ao final do mês de abril, os técnicos estão a proceder à limpeza, higienização e acondicionamento das chapas, para posterior transferência para o Arquivo Municipal, onde serão guardadas no Depósito, à temperatura ambiente recomendada e nas condições ideais.

Numa segunda fase, será feita a descrição do arquivo fotográfico, com a criação de uma base de dados; finalmente, haverá lugar à digitalização das chapas e reparação de algumas que se encontram danificadas ou partidas.

Dado o enorme investimento que as duas últimas fases exigem e que pode rondar as dezenas de milhares de euros, a Câmara Municipal está a dialogar com algumas entidades e instituições que poderão vir a apoiar ou financiar esta grande intervenção.

Para José Licínio Pimenta, Vereador da Cultura e responsável pelo Arquivo Municipal, “este é um momento de grande alegria, pois resulta de um longo período de conversação e entendimento entre as partes; o Sr. Simões, a Esposa e os Filhos, foram sensíveis ao nosso apelo e compreenderam que o tratamento do arquivo fotográfico da Foto Gomes constitui um passo importante e único na preservação da memória local. Estão ali fotografias de muitos albergarienses e de vários momentos da vida da nossa comunidade que retratam a nossa história!”

O autarca refere que, apesar da curta história do Arquivo Municipal, a comunidade tem sido muito sensível e tem disponibilizado um importante espólio que está a ser bem cuidado e, à medida que as condições financeiras e de recursos permitem, disponibilizado para consulta e divulgação.
 
Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, 10/04/2013

Ainda recentemente tinha sido celebrado um protocolo de cooperação que resultou na cedência pela Foto Gomes de uma máquina fotográfica antiga.

A FOTO GOMES esteve fechada durante alguns anos mas depois reabriu, em colaboração com a empresa Duplo Efeito, após alterações no edificio. Existe mesmo uma página no site da PRAVE de onde retiramos a foto abaixo reproduzida. Deixou de funcionar há poucas semanas e a loja está à venda.

Anúncio de 27/01/2013 Vendo loja (antiga Foto-Gomes) + 1 andar (T2) no centro de Albergaria-à-Velha, ao lado da Câmara Municipal e da Junta. Loja com 172mts ...


Fotografia das instalações - site da PRAVE

Sem comentários: