sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Novos órgãos do município já se encontram em funções

O Salão Nobre dos Paços do Município de Albergaria-a-Velha revelou ser pequeno para os muitos Albergarienses que quiseram assistir à instalação dos novos Órgãos do Município na noite de 21 de outubro e que contou com uma convidada especial, a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

Com o resultado eleitoral de 29 de setembro, que deu vitória ao CDS-PP, este partido garantiu 10 lugares na Assembleia Municipal. Os eleitos foram Mário Branco, Rui Marques, Sandra Almeida, Luís Baptista da Silva, Paulo Silva, Sandra Marcelino, Arménio Silva, Nuno Jesus, Filipa Rodrigues e Manuel Letra. O PPD/PSD, por seu lado, é representado por 9 elementos: João Agostinho Pereira, Ana Moura, Nuno Camões, Filomena Bastos, José Laranjeira, Luís Oliveira, Sara Rios da Silva, Rúben Coelho e Eduardo Marques. Por fim, o PS conta com 2 membros, Jesus Vidinha e Rui Sousa. Na Assembleia Municipal, tomaram, ainda, posse os 6 Presidentes das Juntas de Freguesia do Município: Jorge Lemos (Albergaria-a-Velha e Valmaior, CDS-PP), Patrícia Mortágua (Alquerubim, PPD/PSD), António Almeida (Angeja, PPD/PSD), Carlos Coelho (Branca, CDS-PP), Emília Campos (Ribeira de Fráguas, CDS-PP) e Adalberto Póvoa (S. João de Loure e Frossos, PPD/PSD). O cabeça de lista à Assembleia Municipal pelo CDS, Mário Branco, tomou posse como Presidente deste órgão.

Quanto à Camara Municipal, António Loureiro, do CDS-PP, é o novo Presidente do executivo Albergariense, que conta com os seguintes vereadores: Delfim Bismarck (CDS-PP), Catarina Mendes (CDS-PP), Ana Maria Silva (CDS-PP), José Licínio Pimenta (PPD/PSD), Nuno Silva (PPD/PSD) e Sandra Correia (PPD/PSD).

Após a instalação dos novos órgãos municipais, representantes dos 3 partidos com assento na Assembleia Municipal tomaram a palavra e, embora com diferenças naturais nos discursos, apelaram a um novo ciclo de desenvolvimento no Município, que promova a qualidade de vida dos munícipes, bem como práticas de cidadania ativa.

O novo Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, afirmou que se revê em todos os discursos apresentados pelos diferentes partidos políticos e que está disponível para ouvir todas as propostas, na medida em que não deseja impor medidas, mas aproveitar as sugestões credíveis oriundas das mais diversas fontes. “A partir de agora, o meu partido é Albergaria-a-Velha!”, frisou o novo Presidente demonstrando, como tal, que deseja trabalhar em parceria com todos, incluindo a vereação do PSD: “podemos fazer, em conjunto, um bom trabalho.” Em relação aos eixos estratégicos para este novo mandato, António Loureiro enumerou 3 áreas fundamentais: o desenvolvimento económico; a reabilitação urbana, ambiental e mobilidade; e a sociedade ativa e solidária. Neste último aspeto, o autarca salientou que estará ao lado das IPSS e das coletividades, com as quais espera promover a marca de Albergaria-a-Velha.

A cerimónia encerrou com a eleição da nova Mesa da Assembleia Municipal, tendo sido só apresentada uma lista pelo CDS-PP. Sandra Marcelino (1º secretário) e Nuno Jesus (2º secretário) foram os elementos eleitos, que irão acompanhar o trabalho do Presidente Mário Branco.

CMA, 25-10-2013

Sem comentários: