terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Revista Albergue nº1

O primeiro número da revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha foi apresentado, na Biblioteca Municipal, no dia 8 de novembro de 2014.



Esta publicação, de periodicidade anual, é editada pela Câmara Municipal e reúne os mais recentes estudos de reputados autores, historiadores, arqueólogos e investigadores sobre o Concelho. A revista pretende demonstrar que Albergaria-a-Velha tem um passado que vale a pena conhecer.

Esta nova revista pretende desempenhar diversas funções, das quais se pode destacar:

- veículo de inventariação, preservação, valorização e divulgação do Património do Concelho de Albergaria-a-Velha;
- órgão de discussão da memória coletiva; local onde aqueles que se dedicam ao estudo da História e do Património deste concelho possam editar os resultados dos seus estudos, fomentando e incentivando, assim, o aparecimento de mais e melhores trabalhos de investigação sobre estas temáticas; meio de angariação de uma base de dados iconográficos, impedindo assim o desaparecimento de um sem número de documentos gráficos e fotográficos;

- e publicação de permuta com outras autarquias, de forma a enriquecer os seus fundos bibliográficos de forma pouco dispendiosa.



Pretende contribuir “para que os Albergarienses, bem assim como todos aqueles que aqui vivem, trabalham ou daqui descendem, tenham um melhor conhecimento do seu passado coletivo, da sua História e do seu Património, para que fiquem mais atentos, sensíveis, defensores e fruidores daquele que foi o legado das gerações que nos antecederam.”



[as expetativas são elevadas] “basta ver a qualidade dos textos, a premência dos mesmos, a aceitação do público que encheu a Biblioteca, etc. Penso que as pessoas estão ávidas de saber coisas sobre a sua terra que, na maioria dos casos, desconhecem”. (Delfim Bismarck)



O autarca quer que a comunidade tenha um papel ativo nesta nova revista, quer através da cedência de objetos/ documentação (que podem conter informações importantes sobre o passado), quer através da entrega de artigos originais para publicação.



NOME DA REVISTA



“para além de simbolizar a sua relação com o nome da cidade sede do concelho, homenageando-a, representa também o facto de albergar, abrigar e conter informações importantes para o conhecimento do território e das gentes que viveram ao longo dos séculos que importa preservar.”



TEMAS TRATADOS



A Arte Retabular na Igreja Paroquial de Santa Cruz; a Linha Férrea do Vale do Vouga e a Chegada do Comboio a Albergaria-a-Velha; Talábriga; um perfil de Bernardino Máximo de Albuquerque; entre outros – havendo, ainda, um artigo do conceituado historiador, José Mattoso, com o título Albergaria-a-Velha: uma velha identidade.



Conta com artigos dos seguintes autores: António Loureiro; António Cruz; Leandro; António Manuel S. P. Silva; Carlos Caetano; Carlos Fidalgo; Delfim Bismarck Ferreira; Domingos Tavares; Hugo Cálão; Jorge Luís P. Fernandes; José Mattoso; Maria Clara P. Vide Marques; Pedro Martins Pereira; Rafael Marques Vigário; Teresa Cruz Tubby; e Valter Santos.



CMA, 03/11/2014 CMA, 12/11/2014 Edital n.º 193/2014


* Introdução - António Loureiro

* Editorial - Delfim Bismarck Ferreira

* A Arte Retabular na Igreja Paroquial de Santa Cruz - António Cruz Leandro e Maria Clara de Paiva Vide Marques

* Dos Vestígios do Passado ao Património Arqueológico - António Manuel S. P. Silva

* As casas da Câmara dos Velhos Concelhos hoje integrados em Albergaria-a-Velha - Carlos Caetano

* Castrum Lora - Uma Análise ao Texto do Cruzado - Carlos Fidalgo

* A Linha Férrea do Vale do Vouga e a Chegada do Comboio a Albergaria-a-Velha - Delfim Bismarck Ferreira

* Um Artista Invulgar - Domingos Tavares

* Património Religioso - Os Invaentários da Paróquia de Santa Cruz de Albergaria - Hugo Cálão

* O Correio no Concelho de Albergaria-a-Velha - Jorge Luís P. Fernandes

* Albergaria-a-Velha: uma velha identidade - José Mattoso

* Talábriga - Um Povo, Uma História, Um Vizinho - Pedro Martins Pereira

* Perfil de um politico oitocentista: Bernardino Máximo de Albuquerque - Rafael Marques Vigário

* A emigraçáo do concelho de Albergaria-a-Velha (1836-1850) - Teresa Cruz Tubby e Valter Santos

Sem comentários: