terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Dia do Municipio

(...) [o Dia do Municipio] deveria ser o 13 de Fevereiro (data da fundação do concelho), ou o 1º de Novembro (simbolizando o mês de Novembro de 1117 em que a Rainha D. Teresa doou o Couto de Osseloa a Gonçalo Eriz, fundando assim a primitiva Albergaria).

Um ou outro seriam o "Dia do Município", que para além de servir para que nas escolas se falasse um pouco mais da nossa história local, "semeando" assim raízes à nossa terra, poderia e deveria servir também para homenagear os Albergarienses que por cá ou espalhados pelo Mundo mais se têm destacado nas mais diversas áreas de actividade.

Fonte: Delfim Bismarck Ferreira em "Jornal de Albergaria (22-02-2011) (adaptado)

O Aniversário da Fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha é uma efeméride importante na medida em que, a partir de 1835, foi possível fortalecer a identidade de um território e comunidade com características próprias.

Para Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal, “a ideia de comemorar o aniversário do concelho há muito que deveria ter sido efetuada. Como o próprio por diversas vezes escreveu e sugeriu à assembleia municipal local ao longo dos anos, é de elementar justiça que o salão nobre dos Paços do Concelho apresente uma galeria com os retratos de todos os antigos presidentes de câmara que ao longo de 179 anos serviram o município (o que aconteceu em 2014).

http://www.cm-albergaria.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=20168

No âmbito das comemorações do Dia do Município tem ocorrido igualmente uma visita de alunos das escolas concelhias à Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha onde são acompanhados por funcionários da Autarquia e percorrem as diversas Divisões dos Paços do Município.

No dia 18 de fevereiro ocorrerá a comemoração dos 182 anos da Fundação do Concelho e dos 900 anos de Albergaria-a-Velha com um concerto do músico Rodrigo Leão.


As comemorações dos 900 anos de Albergaria-a-Velha irão continuar até Novembro deste ano.



Sem comentários: