quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Gente Ilustre em Albergaria


Ao apresentar algumas breves biografias em "Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha" devo um esclarecimento sobre tão minguada lista de pessoas em terra que vem de um passado de cerca de novecentos anos de testemunhos históricos.

Este primeiro esboço, que espero alongar numa próxima edição, ficou a dever-se à necessidade de uma informação, sucinta e imediata, que permitisse às entidades municipais aprovarem novos topónimos para a Vila de Albergaria-a-Velha.

Com efeito, considerando urgente solucionar o problema da toponímia local, O Presidente da Câmara, Dr. Rui Marques, nomeou uma comissão encarregada de propor topónimos a atribuir oficialmente a seis dezenas de novos ou renovados arruamentos e largos. Dessa comissão fazia eu parte conjuntamente com Aires da Cruz Rodrigues Ferreira, Eng° José António da Piedade Laranjeira, Dr. Mário Jorge Lemos Pinto e Eng° Rui Mendes Tavares.

Os membros da Comissão assentaram no critério de que:

* Se procurasse manter as denominações tradicionais ainda em uso;
* Se atribuíssem os nomes de personalidades que, no desenrolar da vida local, tiveram acção de mérito e também os de outras pessoas aqui nascidas, que se houvessem distinguido a nível regional ou nacional;
* Se fixassem nomes de vultos da História de Portugal de algum modo ligados à nossa terra e, bem assim, os de outros do período dos Descobrimentos cujo centenário agora se vem comemorando.

Para tornar mais exequível o trabalho, elaborei um conjunto de notas biográficas de duas dezenas de figuras públicas ligadas à nossa terra, enquanto outros membros fizeram um levantamento de nomes tradicionais de ruas. Desta forma, rapidamente se chegou ao termo do trabalho a Comissão pode propor os topónimos que as entidades municipais aprovaram por unanimidade.

Entendeu, depois, a Câmara Municipal considerar de interesse, "pela sua acção informativa e pedagógica", a publicação daquelas notas biográficas, às quais juntei as de outras personalidades albergarienses que de algum modo se distinguiram, a maior parte das quais figuravam já na toponímia local. Não houve a preocupação de um registo biográfico familiar, mas antes a de dar a conhecer a obra realizada que contribuiu para que os seus nomes sejam fixados na memória colectiva de Albergaria-a-Velha.

Não está, como é evidente, esgotada a lista de vultos ilustres da nossa terra e, muito menos, a de todos aqueles que, pela evidência da sua acção, da sua popularidade, do seu mérito prestativo, da sua tipicidade, devem permanecer nessa memória colectiva que é a base da nossa identidade.

Um povo que esquece o seu passado e a sua gente tende a esvair-se no tempo.

Espero com este opúsculo concorrer também para não deixar cair, de todo, na amálgama triste e sáfara de um passado sem raízes, alguns daqueles que contribuíram para nos dar uma identidade de que muito me orgulho - a de albergariense.

Albergaria-a-Velha, Julho de 1994
António Homem de Albuquerque Pinho

(nota prévia ao livro Gente Ilustre Em Albergaria-a-Velha")

nomes dos biografados

Sem comentários: