sábado, 9 de setembro de 2017

Vida Nova - Moçambique


"Vida Nova" de. 1907, foi, provavelmente, o primeiro jornal operário a circular, publicado em Lourenço Marques, bi-semanal;


Moçambique abrigou a partir de 1896 operários expulsos da métropole pela Monarquia. Foram estes que fundaram em 1899 a Associação de Classe dos Empregados do Comércio e Indústria de Lourenço Marques, que publicava panfletos e edições únicas em datas como o 1º de Maio. Daí que tenha sido um metalúrgico o fundador e proprietário do Vida Nova, ‘Semanário Republicano’, crítico do regime e das elites econômicas locais. Com jornalistas ameaçados e espancados, o jornal sobreviveu à condenação por delito de imprensa em 1908, mas não à destruição da sua tipografia em 1910. Também se assinalam as edições únicas dos jornais libertários Pró-Mártir e O Chocarreiro, que defendiam a unidade dos trabalhadores.



Editor, proprietário e administrador é o Sr. Patrício Luiz Ferreira Leão, que se afastou de nós há bons 10 anos para aquellas longiquas paragens, tendo a auxilial-o o valioso esforço de seu irmão  e nosso amigo Napoleão Luiz Ferreira Leão, considerado proprietário da Quinta Matolla.

Correio d'Albergaria, 1907


Sem comentários: