quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Porto Canal - Especial Verão 2018


http://portocanal.sapo.pt/sites/especialverao2018/#/concelho/ALB

A emissão do "Especial Verão" do Porto Canal, no dia 13 de Setembro de 2018, foi dedicada a Albergaria-a-Velha.


http://portocanal.sapo.pt/sites/especialverao2018/#/concelho/ALB

Sérgio Coelho, presidente do Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha, conta que desde 1984 que todos os anos o grupo faz o seu festival internacional de folclore, que coincide com as festas religiosas em honra de Nossa Senhora do Socorro.

Miguel Rodrigues, cantor, conta que iniciou o seu estudo musical aos seis anos no Conservatório de Música da Jobra, em Albergaria-a-Velha, mas que é nos palcos que se aprende de verdade o que é enfrentar este mundo.

Amândio Bastos, artesão, explica como surgiu a paixão pelos cestos e "o gosto para desenvolver, para criar". Defende que ser cesteiro há 12 anos é algo que o deixa feliz e satisfeito e que é um prazer poder estar presente nas diversas feirinhas de artesanato do concelho de Aveiro.

A repórter do Especial Verão, Maria João Costa, foi conhecer o projeto 'BioLiving' onde a principal missão é "levar a natureza e a educação para todos" sendo que João Gonçalo Soutinho, biólogo e coordenador do projeto, explica que dão a conhecer o que existe na natureza e que "todos podemos ter um papel ativo na sustentabilidade, tanto económica como social e ambiental".

Delfim Bismarck, vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, afirma que os pontos de interesse da região são diversificados, desde passeios junto à ria de Aveiro até à "parte mais de serra e paisagem". Com uma programação cultural abrangente e variada, Albergaria-a-Velha aposta muito também no Cine-Teatro Alba e em artistas nacionais.

José Rui Branco, fadista, conta que "tudo começou na Tuna da Universidade Católica do Porto" mas que foi em Coimbra que começou a cantar regularmente e agora "mais profissional".

Pedro Martins Pereira, proprietário da empresa Larus, afirma que o projeto "tem uma componente muito forte na área de mobiliário urbano" com a qual trabalham perante o país e a cultura. Defende que o que é está "na génese da criação da empresa" é o design e que hoje são já "a empresa com maior número de prémios nacionais de design" que contam também com alguns internacionais.

Maria João Costa, repórter do Especial Verão, foi conhecer a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha e com a ajuda do senhor Joel Lapa, moleiro, perceber de que forma funcionam os moinhos.

Jobra - Combo de Jazz

Doces tradicionais de Albergaria-a-Velha

Agostinho Oliveira, do Restaurante Casa dos Leitões, conta que o projeto já começou há 90 anos e que assa o leitão de uma forma especial à moda de Angeja. Recheado e temperado com pimenta, este é considerado como um perú de Natal mas mais saboroso e tradicional da região de Albergaria-a-Velha.

Maria João Costa, repórter do Especial Verão, foi conhecer com Nuno Ferreira, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, os principais projetos de empreendedorismo da região. O convidado explica que "o tecido empresarial tem vindo a crescer" tornando assim o município o 35º mais exportador em Portugal.

António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, afirma que no concelho "respira-se qualidade de vida" uma vez que possui uma "situação económica extremamente favorável, uma taxa de desemprego a diminuir" e ainda um leque de infraestruturas óptimas para a população. Defende que são "dos poucos municípios que continua a aumentar população e a criar jovens" sendo que o principal é demonstrar confiança na vida e na região.

Maria João Costa, repórter do Especial Verão, foi conhecer um restaurante com 108 anos de história em Albergaria-a-Velha e quais os principais pratos da gastronomia regional. Desde a carne assada, ao arroz de polvo e muito mais, tudo isto compõe a lista do Restaurante Casa Alameda e delicia os que por lá passam.

Catarina Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, afirma que a instituição dedica-se essencialmente ao envelhecimento ativo e à qualidade de vida de todos os cidadãos, desde os mais novos aos mais velhos. Como tal, existe um variadíssimo leque de ações de voluntariado bastante ativo no concelho, de forma a aumentar a inclusão social tanto de idosos como de deficientes.

Filipe Leal, da Jobra - Escola de Música, Dança e Teatro, conta que o projeto surgiu em 1969 e é uma associação sem fins lucrativos. Desde música, dança e teatro, as opções são variadas sendo que na Jobra todos podem aprender a ser o que sempre sonharam.

A repórter do Especial Verão, Maria João Costa, foi conhecer as Mamoas do Taco e quais os mitos e realidades sobre as antas.

Sem comentários: