Cláudia Emanuel, investigadora e doutoranda em Estudos do Património, vai dinamizar a aula aberta O Património Azulejar de Albergaria-a-Velha – Conhecer – Valorizar – Salvaguardar a 21 de setembro, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal. A participação é gratuita.
O Concelho de Albergaria-a-Velha é um espaço privilegiado de análise, tendo em conta o número elevado de imóveis com decoração azulejar que dá cor e brilho às suas ruas. Nos meados do séc. XIX, os emigrantes vindos do Brasil trouxeram a moda e o uso do azulejo português, agora colocado nas fachadas dos imóveis. De pequeno quadrado de barro, protetor das humidades, os azulejos passaram rapidamente a elementos decorativos, cobrindo não só casas, mas também fontanários, alminhas e outras construções.
Com muitas habitações antigas a serem alvo de abandono, torna-se necessário apresentar contributos para a preservação dos elementos azulejares. A divulgação do património azulejar é um desses contributos, na medida em que o conhecimento propicia a conservação e a valorização dos objetos, ou saberes, que se herdam.
Nos próximos meses, uma equipa liderada por Cláudia Emanuel, vai fazer a recolha fotográfica, dos imóveis com decoração azulejar, de modo a dar a conhecer o património azulejar do Concelho. Em dezembro, o resultado do levantamento feito será apresentado numa exposição na Biblioteca Municipal.
Fonte: CM Alb.-A-Velha
Sem comentários:
Enviar um comentário