sexta-feira, 17 de maio de 2019

Nomes das ruas

Tal como eu, penso que muita gente desconhecerá que aquele espaço em frente ao cinema já teve o nome de Salazar. História é história e penso que era muito mais digno manter o nome de uma personalidade relevante, mesmo tendo sido, como foi o caso, um ditador, do que pôr às ruas nomes tão pouco significativos localmente como, por exemplo, Rua da Cruz Vermelha… para já não falar de casos caricatos passados noutros lados, como Av. Jorge Nuno Pinto da Costa em Marco de Canaveses ou a recentíssima Av. Dr. Manuel Pinho (esse mesmo, o ex-ministro dos corninhos) em Paços de Ferreira…

Condessa Mumadona, 14/09/2009 ás 11:46 am

Não sei se em Albergaria existe uma Rua com o nome Cruz Vermelha mas até é um nome digno. Quanto aos outros também não concordo. Também não concordo com os estádios Avelino Ferreira Torres, Pavilhão Municipal Dr. Rui Marques (como esteve previsto), etc…

O que é que Salazar terá feito por Albergaria de tão importante? Também não será mera politica? “A praça entre a Rua Almirante Reis e o caminho de ferro teve o nome de Salazar, até ser retirado em 1974.” (citando) Não estou a ver onde era mas parece que a Casa da Alameda ficava na Alameda Oliveira Salazar http://imagensdealbergaria.blogspot.com/2009/08/casa-alameda.html

lean, 14/09/2009 ás 5:49 pm

Escrevi “localmente”. Não está, obviamente, em causa o mérito da instituição, que é grande. Pode pôr-se em causa, sim, a sua relevância local que é nula, dado que a Cruz Vermelha nem sequer tem ou teve algum dia delegação em Albergaria. A rua com o nome de Cruz Vermelha existe realmente em Albergaria e não me parece haver razão suficiente para isso, mas foi apenas um exemplo. Ou então temos razão para pôr às ruas de Albergaria nomes como Liga Portuguesa contra o Cancro, Associação Beneficente Coração da Cidade ou Sport Lisboa e Benfica…

O caso de Salazar parece-me diferente. É, evidentemente, de motivação política e concordo que não teve também estrita relevância local, mas teve, sem dúvida, importância histórica como personalidade que influenciou directa ou indirectamente o destino de todos os portugueses, os albergarienses incluídos e nesse sentido, indiferente, amado ou odiado, foi realmente uma personalidade que marcou gerações e que estará sempre, para o bem e para o mal, indissociado da história de Portugal. Também dos albergarienses, portanto…e as revoluções mudam muita coisa, mas não mudam a história dos povos…

Condessa Mumadona, 15/09/2009 ás 1:12 pm

Portal de albergaria - Agosto de 2009

O Portal de Albergaria chegou recentemente ao fim. Houve uma primeira fase de maior relevância porque permitia os comentários. Mesmo que anonimamente permitia uma maior interactividade que nunca foi conseguido em tempos de "facebook".

A recuperação neste post destes comentários não é por qualquer ligação politica mas apenas por demonstrar algumas opiniões divergentes.

A alteração de nomes de ruas aconteceu noutras ocasiões como por exemplo na implantação da república. A referida artéria chama-se actualmente Alameda 5 de Outubro.

A comunicação social nacional tem publicado noticias com análises da toponímia a partir da base de dados dos CTT.

Ideologia nos nomes das Ruas, Observador, 2019

Figuras da ditadura dão nome a ruas em 78 concelhos JN, 2018

Sem comentários: