sábado, 4 de maio de 2019

Património Azulejar de Albergaria-a-Velha


Na próxima segunda-feira, 6 de maio, vai ter lugar a sessão de apresentação do Património Azulejar de Albergaria-a-Velha, com Cláudia Emanuel e Delfim Bismarck. Na Biblioteca Municipal, o evento vai ter início às 17h30, seguindo-se uma visita guiada no centro histórico. 

A participação é aberta a toda a comunidade e gratuita.

APRESENTAÇÃO DO PATRIMÓNIO AZULEJAR DE ALBERGARIA-A-VELHA

CLÁUDIA EMANUEL
DELFIM BISMARCK

17H30 - APRESENTAÇÃO / BIBLIOTECA

18H00 - VISITA GUIADA ao Património Azulejar no centro histórico de Albergaria-a-Velha

Cláudia Emanuel, investigadora e doutoranda em Estudos do Património, dinamizou no dia 21/09/2018 a aula aberta O Património Azulejar de Albergaria-a-Velha – Conhecer – Valorizar – Salvaguardar.

O Concelho de Albergaria-a-Velha é um espaço privilegiado de análise, tendo em conta o número elevado de imóveis com decoração azulejar que dá cor e brilho às suas ruas. Nos meados do séc. XIX, os emigrantes vindos do Brasil trouxeram a moda e o uso do azulejo português, agora colocado nas fachadas dos imóveis. De pequeno quadrado de barro, protetor das humidades, os azulejos passaram rapidamente a elementos decorativos, cobrindo não só casas, mas também fontanários, alminhas e outras construções.       

Com muitas habitações antigas a serem alvo de abandono, torna-se necessário apresentar contributos para a preservação dos elementos azulejares. A divulgação do património azulejar é um desses contributos, na medida em que o conhecimento propicia a conservação e a valorização dos objetos, ou saberes, que se herdam.

Em dezembro de 2018 realizou-se uma exposição na Biblioteca Municipal.
            

Sem comentários: