quinta-feira, 2 de maio de 2019

Arte no feminino

Arte no feminino na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha com Três!

Da Terra Durante o mês de maio, presta-se homenagem às mulheres artistas nascidas em Albergaria-a-Velha. A exposição de artes plásticas Três! Da Terra reúne trabalhos de Amélia Resende, Carmo Paulino e Otília Santos, estando a inauguração agendada para as 18h00 do dia 3 de maio.

Maria Amélia de Lemos Resende nasceu no ano de 1956. Aos 17 anos saiu da terra natal para estudar na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde se licenciou em Artes Plásticas – Pintura. Dedicou-se à prática letiva da disciplina de Educação Visual desde o ano de 1976/77 até Julho de 2013. Entre 1987/88 e 1991/92 esteve em destacamento no Sector Gráfico, na sede da extinta Telescola em V.N. de Gaia. Participou em algumas exposições coletivas, realizou cenografia para espetáculos de dança do Grupo Intichaski e colaborou com a Hora do Conto no Centro Recreativo de Mafamude, criando os personagens, desde fantoches a figuras de animais bi e tridimensionais. Desde 1999 leciona Pintura a reformados bancários no Sindicato dos Bancários do Norte e, há três anos, começou a dar aulas de Pintura na Universidade Sénior de Canelas.

Carmo Paulino é uma artista plástica formada em Pintura e Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) e integra desde 2017 o Projeto Cultura Que Une (Douro/Galiza). A artista tem participado em diversas exposições individuais e coletivas, trabalhou como professora de Artes Visuais, foi ilustradora em publicações infanto-juvenis e colaborou na produção da curta-metragem de cinema de animação O Alma Grande. Foi também artista plástica na produção das máscaras do Projeto Anima, no Museu do Teatro de Marionetas do Porto. Atualmente reside no Peso da Régua, onde se dedica às suas criações artísticas.

Finalmente, Otília Santos nasceu em 1951 e formou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1978. Expõe coletivamente desde essa data e individualmente desde 1983. Foi professora do Ensino Secundário até 2000 e, após a aposentação, tem-se dedicado exclusivamente à atividade de artista plástica, expondo regularmente.

A exposição Três! Da Terra pode ser visitada até 25 de maio, durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.

CM ALB., 29/04/2019

Sem comentários: