terça-feira, 16 de abril de 2019

Aveiro e Albergaria ligados pela ria

http://lira.web.ua.pt/

Festas

As festas fomentam a noção de uma comunidade unida por práticas e crenças comuns, encontrando-se presentes nestes rituais diversos elementos da vida dos territórios, da religião à gastronomia, passando pelo património religioso.

Festas de Albergaria-a-Velha

Sons

As músicas típicas refletem sobre práticas quotidianas, devoção, lazer, gastronomia, património, estando frequentemente presente uma forte nostalgia face ao passado, onde a identidade foi construída.

Sons de Albergaria

Trajes

Os trajes tradicionais, ainda que já não sejam usados no quotidiano, possibilitam conhecer o contexto em que eram desempenhadas as profissões e as normas sociais que ditavam vestes diferentes em ocasiões de lazer.

Trajes de Albergaria

A ria na história, identidade e tradições de Aveiro e Albergaria-a-Velha

A ria de Aveiro une vários municípios, entre os quais Aveiro e Albergaria-a-Velha. Se a história de Aveiro é indissociável da ria, a localização do território albergariense trouxe-lhe outras dinâmicas. A ria determinou muitas das tradições no que diz respeito às festas, sons e trajes, deixando, no entanto, espaço para a formação de práticas socioculturais com outras influências.

O projeto LIRA – Aveiro e Albergaria ligados pela ria decorre da colaboração entre o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, o Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha.

A sua continuidade e aperfeiçoamento depende da colaboração de todos aqueles que se interessem pela etnografia da ria, de Aveiro e de Albergaria-a-Velha, pelo que qualquer sugestão ou informação é bem-vinda.

http://lira.web.ua.pt/

Sem comentários: