quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Comissão Municipal de Arte e Arqueologia

https://www.archivesportaleurope.net/ead-display/-/ead/pl/aicode/PT-00000028676/type/fa/id/PT_SLASH_CMALB_SLASH_CMAAALB

PT/CMALB/CMAAALB

Comissão Municipal de Arte e Arqueologia de Albergaria-a-Velha

1954-12-02 / 1977-12-02

-Âmbito e conteúdo

Órgão consultivo do Município de Albergaria-a-Velha que tinha em vista a defesa e protecção do património histórico cultural. Cabia a esta comissão dar parecer sobre projectos de obras a executar no concelho.

Assuntos: Fundo fechado.

-Dimensões

1 liv.; [Livro de actas de sessão da Comissão Municipal de Arte e Arqueologia do Concelho de Albergaria-a-Velha.] 1 liv. (100 f. num.: 85 f. ms. + 15 f. em branco); papel

https://arquivo.cm-albergaria.pt/pt-cmalb-cmaaalb

O Código Administrativo de 1936 previa a criação de uma Comissão Municipal de Arte e Arqueologia em cada Concelho onde existissem monumentos a conservar, defender ou valorizar.

No dia 18 de Junho de 1954, a Câmara Municipal recebe um ofício da Direcção Geral de Administração Política e Civil, recomendando a criação da "Comissão municipal de Arte e Arqueologia" e na reunião de 1 de Julho do mesmo ano a Câmara resolve incumbir o Vereador Manuel Henriques de Castro e Lemos de estudar o assunto.

A primeira sessão desta Comissão Municipal ocorreu no dia 2 de Dezembro de 1954 na Sala de Reuniões da Câmara Municipal. A Comissão Municipal de Arte e Arqueologia de Albergaria-a-Velha foi extinta passados 23 anos, tendo a última reunião ocorrido a 2 de Dezembro de 1977.

Com a extinção deste órgão, pós-25 de Abril, a custódia da documentação passou para a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

A documentação transitou para o Arquivo Municipal com a inauguração das instalações em 2008-11-21.

Outros:

O professor liceal João Ferreira Pinto foi nomeado, em outubro de 1954, para vogal da Comissão Municipal de Arte e Arqueologia do Concelho de Albergaria-a-Velha.

Sem comentários: