Construção Moderna - Revista Quinzenal Ilustrada Sob a Direcção de um grupo de Constructores - Collaborada por Distinctos Technicos da Especialidade
Projecto e execução de Joaquim António Vieira, autor de diversas casas nobres, como a da viscondessa Silva Carvalho (Lisboa) e a de António Maria da Costa (Estoril).
Situa-se na Praça D. Tereza e Rua do Hospital Albergaria-a-Velha.
O palacete da Boa Vista, com o Torreão e terraço ameiado, foi construído no local onde ficava o edifício do Real Hospital de Albergaria. O lugar e as ruínas foi arrematado, por João Patrício Álvares Ferreira, em 17 de Setembro de 1895.
A construção decorreu entre 1897 e 1902. Na fachada principal tem indicado o ano de 1900.
A casa foi construída propositadamente para nas lojas ser instalada uma farmácia tendo ainda um anexo acastelado.
A casa foi destacada na edição de 20 de Fevereiro de 1905 da revista "A Construcção Moderna" .
Foi aí que começou o Colégio de Albergaria e na parte virada para a Rua ficavam as "Padarias Reunidas" de Albergaria-a-Velha.
O edifício foi adquirido pela Camara Municipal de Albergaria-a-Velha.
As obras de adaptação do palacete da Boa Vista, futura Biblioteca Municipal de Albergaria-A-Velha, arrancam até ao final do ano.
Da autoria do arquitecto Eduardo Costa Ferreira, prevê uma área bruta de construção de 1.906,10 m2, sendo que o modelo de estrutura a adoptar será o tipo B.M.2, definido no Programa de Apoio às Bibliotecas Públicas da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.
"Para além de preservar os aspectos de maior valor patrimonial do palacete – onde se incluem as nove telas de Domingos da Costa (1910) que já foram retiradas para restauro em Junho – a Biblioteca vai ter um corpo novo, que vai surgir nas traseiras do actual edifício", refere nota camarária.
Noticias de Aveiro
Sem comentários:
Enviar um comentário