sábado, 30 de abril de 2011

Escola do Pinheiro




A assinatura de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e o CNE - Escutismo Católico Português marcou o 25º aniversário do Agrupamento 838.

As instalações da Escola Primária do Pinheiro, já há alguns anos desactivadas, foram cedidas aos escuteiros para a criação e dinamização de um projecto de valorização do espaço, que ficará, também, a cargo dos alunos da Escola Superior de Design do Porto.

Assim, a título gratuito e por um período de cinco anos, que pode ser renovável, o grupo de escuteiros vai utilizar as instalações da antiga Escola Primária para desenvolver as suas actividades. A autarquia, por sua vez, vai suportar todos os custos de funcionamento do espaço, bem como garantir o apoio técnico necessário.


Em contrapartida, o Agrupamento do CNE terá que se comprometer a dinamizar o projecto de valorização da escola e zelar pelo bom estado das instalações. Ao mesmo tempo, as duas entidades, Câmara Municipal e Escuteiros, vão continuar a actuar em conjunto em acções relacionadas com o ambiente, protecção da natureza, juventude e solidariedade social.

O espaço da antiga escola primária vai ser, também, alvo da intervenção de um grupo de cerca de 40 alunos da Escola Superior de Design do Porto. No âmbito da disciplina de Projecto, os jovens estão a debruçar-se sobre o espaço e vão apresentar, posteriormente, várias propostas que visam a valorização da escola e a sua vitalidade. Os projectos podem vir a ser concretizados pela autarquia e pelos escuteiros e a Câmara Municipal irá atribuir um prémio às três melhores propostas.

Diário de Aveiro, Abril 2011




Antiga Escola Nº2 de Albergaria-a-Velha

O edifício pertence ao tipo "Adães Bermudes" com duas salas de aula, uma com dimensões normais e uma outra adaptada, com reduzidas dimensões. A área coberta era insuficiente e o logradouro é cimentado e de reduzidas dimensões.

A escola beneficiou de 0. T. L., desde o ano lectivo 1997/98, ao abrigo do Despacho Conjunto n.º 942 / ME / MQE / 96. Funcionavam três turmas com 63 alunos onde leccionavam três professores.

Foi encerrada com a abertura da Escola EB 1,2.

Agrupamento de Escolas de Albergaria (antiga página)

Nas últimas eleições autárquicas constava do programa do PSD a "Conversão da Escola do Pinheiro em Escola Museu. "

Sem comentários: