quinta-feira, 30 de junho de 2011

Elevação da Vila de Albergaria-a-Velha à categoria de Cidade

Presidente da Assembleia Municipal: Interveio no sentido de tecer algumas palavras acerca da elevação da Vila de Albergaria-a-Velha à categoria de Cidade, nos termos da Lei nº 34/2011 de 17 de Junho.

Começou por dizer que, no ano de 1117, a Infanta D. Teresa, Rainha de Portugal e mãe do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, doou ao fidalgo Gonçalo Ériz vastas terras e como contrapartida o fidalgo comprometeu-se a manter aberta uma Albergaria para acolher e proteger os homens viajantes pobres, concedendo a Carta do Couto de Osselôa, o primeiro documento em que Portugal figura com o titulo de reino e constitui a certidão de nascimento e de baptismo de Albergaria-a-Velha. Ao longo do tempo a população soube fazer crescer e dinamizar as terras de osseloa que se tornou em Vila e Sede do Concelho. No século XXI e no actual mandato o Presidente da Câmara João Agostinho Pinto Pereira, nascido, educado e crescido nesta Vila, soube retomar o caminho do crescimento, da afirmação, da dignidade e do respeito contribuindo para que fossem reunidas as condições necessárias e suficientes para a elevação à categoria de Cidade.

Obras como a beneficiação de infra-estruturas e edificação de outras, nomeadamente a cobertura de água e saneamento básico em quase 100% no concelho, requalificação de casas de cultura e construção de tantas outras, requalificação de unidades de saúde e construção de tantas outras, a requalificação de todo o parque escolar que ao tempo se encontrava em elevado grau de degradação, a construção de amplas e magnificas instalações da escola básica dos primeiros e segundos ciclos; A construção de edifícios para o ensino pré primário e jardins-de-infância; A restauração do EX LIBRIS de Albergaria-a-Velha o Cine Teatro Alba, designado hoje pela Casa da Cultura, todas estas concebidas e realizadas e com uma visão estratégica subjacente a este objectivo, adaptando a célebre frase “Deus quis, João Agostinho sonhou e trabalhou e a obra nasceu” sendo hoje Albergaria-a-Velha Cidade, ficando o testemunho de gratidão e admiração e o obrigado ao Presidente da Câmara João Agostinho Pinto Pereira pelo sonho que se realizou.

Esclarece que no seu discurso fez menção que a Vila de Albergaria-a-Velha nasceu e cresceu nas terras de Osseloa o que significa que as freguesias do concelho não pertencem a estas terras.

Presidente da Câmara Municipal: Usou da palavra para agradecer o proferido pelo Presidente da Assembleia Municipal esclarecendo que este feito é fruto do trabalho realizado também por uma equipa de pessoas que consigo têm trabalhado e conduzido os destinos de Albergaria-a-Velha nos últimos nove anos em que tudo têm feito no sentido de conceder melhores condições de vida à população do concelho e que muito contribuíram para a elevação de Vila à categoria de Cidade e que considera ser um profundo orgulho.

Agradece também o empenho de todos os Funcionários desta Câmara Municipal.

Não esquecendo o Grupo Parlamentar do PPD/PSD e o Presidente, o seu amigo Luís Montenegro, quem subscreveu a proposta na Assembleia da República e lutou até ao fim para que Albergaria fosse elevada à categoria de Cidade.

Agradece a todos os autarcas e a todas as pessoas que engrandeceram a Vila e também contribuíram para alcançar esta vitória.

ACTA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, 17/06/2011

Sem comentários: