quarta-feira, 1 de junho de 2011

património Imaterial

No próximo dia 1 de Junho terá lugar, no Museu Nacional de Arte Antiga, o Seminário “MATRIZ: Novas Perspectivas para o Inventário, Gestão e Divulgação do Património Móvel e Imaterial”, realizado pelo Instituto dos Museus e da Conservação e pela BOND – Building on Network Dynamics.

Por ocasião do Seminário será realizada a apresentação pública dos novos produtos MATRIZ, a gama de software do Ministério da Cultura / Instituto dos Museus e da Conservação, I.P., para inventário, gestão e divulgação de património:

- Matriz 3.0: Nova versão do sistema de informação integrado para inventário, gestão e divulgação de património, cultural (móvel, imóvel e imaterial) e natural;

- MatrizPCI: Sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, simultaneamente, o Portal Web de referência em Língua Portuguesa para valorização do PCI;

- MatrizNet: Nova versão do catálogo colectivo online dos Museus e Palácios do IMC.

ipmuseus

O portal Matriz Património Cultural Imaterial (PCI)

"Trata-se de um novo portal onde as entidades detentoras de manifestações do património cultural imaterial podem aceder e introduzir de forma a serem inventariadas", indicou o responsável, acrescentando que a criação deste instrumento representa o cumprimento, por Portugal, da convenção da UNESCO sobre esta área.

A convenção da UNESCO sobre esta matéria foi criada em 2003, entrou em vigor em Portugal em 2008, e no ano seguinte criou um quadro jurídico de salvaguarda de Património Cultural Imaterial.

Paulo Ferreira Costa indicou que a criação deste portal, que servirá para a criação de um inventário sobre o património imaterial do país, "é a condição para a futura apresentação de candidaturas de património imaterial por Portugal" à UNESCO.

Metade dos museus do país possui já no seu acervo fundos documentais na área do património imaterial, como fotografias, filmes e som, segundo os dados preliminares de um inquérito nacional realizado em 2010 por este departamento do IMC.

O director do departamento adiantou ainda que o portal Matriz PCI vai conter, traduzida pela primeira vez para português, toda a informação sobre as mais de 200 expressões de património imaterial mundial já classificadas pela UNESCO.

No seminário serão também apresentados outros dois instrumentos: a nova versão 3.0 do Matriz, sistema de informação integrado para inventário, gestão e divulgação de património, cultural móvel, imóvel e imaterial, e uma nova versão do MatrizNet, o catálogo online dos museus e palácios do IMC.

Estas ferramentas desenvolvidas pelo IMC "fazem parte de um grande projecto estruturante para os museus do país", sublinhou o responsável, lembrando que o projecto Matriz, como software, foi criado em 1994, e já teve várias evoluções.

JN, 30/05/2011 (adaptado)

Sem comentários: