sexta-feira, 14 de junho de 2013

Programa Inaugural da Nova Biblioteca Municipal

É já na tarde de 22 junho (16h00) que é inaugurada a Nova Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros que surge do restauro e ampliação do Palacete da Quinta da Boa Vista e Torreão.

Trata-se de um equipamento com características especiais, onde a arquitetura do edifício, o seu Torreão, as Telas que decoram uma das salas, da autoria de Domingos Costa (1910), e os tetos da mesma época lhe conferem uma identidade própria e única.

Neste mais recente espaço cultural, cujo modelo de funcionamento foi também enquadrado numa estratégia inovadora, concebida no âmbito da Nova Agenda para a Cultura e Criatividade do Município, para além das áreas de leitura dedicadas às diferentes faixas etárias (adulto, infantil e juvenil), que vão contar com mais de 24 000 novos títulos no seu acervo bibliográfico, a Biblioteca vai disponibilizar uma zona multimédia, bebeteca, um salão nobre para conferências e outros eventos, um átrio para receções e exposições, um pátio exterior que funciona como extensão das zonas de leitura e um generoso depósito que funcionará em articulação com o Arquivo Municipal, onde está já o arquivo fotográfico cedido pela Foto Gomes, para além das áreas de trabalho interno.

No dia de abertura, logo após a cerimónia solene, vai ter lugar a inauguração da exposição "A Cor das Palavras" de Artur Oliveira e Ricardo Oliveira, pelas 17h00. Nesta mostra, que coloca em diálogo a pintura e a poesia, vão ser apresentadas algumas abordagens possíveis para a dimensão dos sonhos na nossa vida e que são “um alimento essencial para a fruição de se estar vivo”.

No dia inaugural há, ainda, uma visita aberta com Espaços e Autores, uma atividade dinamizada pelos alunos do Conservatório de Música da Jobra. Os autores vagueiam pela nossa memória e citam versos ou frases que nos inspiram. Uma vez lidos, ficam sempre lá e, sem nos olhar ou interpelar, vão ocupando os espaços, incutindo-nos emoções, por vezes não conformes, mas sempre verdadeiras.

CMA, 13/06/2013

Sem comentários: