sexta-feira, 28 de junho de 2013

Rede de equipamentos culturais

Centenas de pessoas marcaram presença na inauguração da Nova Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha que decorreu na tarde de 22 de junho. Com um investimento superior a 2,5 milhões de euros, este novo espaço vem completar e enriquecer a rede de equipamentos culturais do Município, de acordo com a estratégia definida na Nova Agenda para a Cultura e Criatividade.

José Licínio Pimenta, Vereador da Cultura, confessou ser um dia especial para a comunidade Albergariense na medida em que todo o processo de criação da Nova Biblioteca foi um trabalho extraordinário de envolvimento coletivo, em que se somaram as várias sensibilidades, desde a arquitetura, a educação, a inclusão social e a cultura.

Para o autarca, existem quatro equipamentos fundamentais para o desenvolvimento cultural do Município e afirmou estar orgulhoso por, em cerca de dez anos, ter contribuído para colocar ao serviço da comunidade três deles: o Arquivo Municipal, o Cineteatro Alba e a Nova Biblioteca Municipal. Em relação ao último equipamento – o Museu – José Licínio Pimenta disse estarem já lançadas as bases para a criação de um espaço de nova geração, capaz de atrair público e ser sustentável.

O Presidente da Câmara Municipal, João Agostinho Pereira, afirmou que “em termos culturais é, seguramente, um dos dias mais importantes, na medida em que se abre uma nova porta para a apropriação de conhecimento e acesso à informação!”. No seu discurso perante um Salão Nobre esgotado, o autarca descreveu o processo moroso de criação deste novo espaço cultural e mostrou orgulho pelo trabalho feito: “a biblioteca tem já cerca de três mil leitores fidelizados, que visitam o espaço regularmente para requisitar novos livros; promove iniciativas inovadoras, indo ao encontro das novas tendências e públicos”.

Para João Agostinho Pereira, “o futuro da Biblioteca passará pela promoção da leitura e pela capacidade de educar e guiar as pessoas na avaliação e seleção de fontes de informação” mas será, ainda, um espaço de coesão e inclusão social, com condições de igualdade de acesso aos espaços e às atividades. Na verdade, a Câmara Municipal já está a trabalhar no processo de certificação em acessibilidade total, pelo que se prevê que a Biblioteca Municipal seja a primeira do País a possuir este certificado.

Finalmente, o Presidente da autarquia Albergariense agradeceu a dedicação, a visão estratégica e a capacidade de liderança do Vereador da Cultura, José Licínio Pimenta; “a Nova Agenda para a Cultura e Criatividade ficará para a história deste concelho como demonstração da sua competência, conhecimento e capacidade de trabalho!”

CMA, 26/06/2013

Sem comentários: