terça-feira, 18 de agosto de 2009

"Espiga" promoveu viagem ao passado


No fim-de-semana de S. Martinho (11 e 12 de Novembro de 2004), a Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Desportiva "A Espiga" organizou a I Exposição Etnográfica e Mostra de Artesanato na sua sede em Casais, S. João de Loure. Com um total de 610 peças antigas, cedidas por dezenas de habitantes da freguesia, esta exposição pretendeu mostrar à comunidade, especialmente aos mais jovens, como se vivia na primeira metade do século XX.

De entre os vários objectos de grande valor que estiveram em exposição, podia-se encontrar um oratório em madeira de 1881, xailes centenários e um rádio da primeira metade do século passado (que ainda funciona!). Também foi possível admirar peças curiosas, tais como uma máscara de gás trazida por um emigrante português em França durante a Segunda Guerra Mundial, quando as bombas Nazis ameaçavam a população. Outra peça única é o diário de José Rodrigues de Mello, datado de 1747. Neste documento, este ex-seminarista, que andou muito tempo fugido das autoridades para não ter de cumprir o serviço militar, faz referência a importantes acontecimentos, não só da terra, mas também da Europa, tais como as Invasões Francesas comandadas por Napoleão Bonaparte.

No exterior da sede, o espaço foi dedicado às ferramentas de trabalho e alfaias agrícolas, tais como a charrua, o arado ou a serra de cortar árvores de grande porte. Também foi possível apreciar alguns artesãos a trabalharem ao vivo, fazendo cestos, esteiras, ou tecendo a lã, após ter sido cardada e fiada.

Sem comentários: