quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Hospitais

Extinto, em 1834 o secular Hospital criado a partir do Couto de Osseloa, a vila e o Concelho aguardaram um século pela construção e inauguração de um outro.

MISERICÓRDIA

A 8 de Maio de 1923 foram aprovados os Estatutos da Misericórdia de Albergaria-a-Velha e na acta da primeira reunião vem “ o mais expressivo reconhecimento e gratidão ao finado João Patrício Alvares Ferreira” que fora o iniciador da ideia e havia falecido pouco antes, inesperadamente. Ele e a família, por sua iniciativa, haviam contribuído com a quinta, onde se instalou, e avultada verba.

HOSPITAL DA MISERICÓRDIA - 1938

O hospital, situado ao fundo da maior avenida [Av. Bernardino Máximo de Albuquerque] pouco depois construída na vila, só abriu, após inúmeras dificuldades pecuniárias, em 6 de Janeiro de 1938, com três médicos e quatro irmãs freiras. Toda a obra se devera ao Provedor e então Presidente da Câmara, Dr. Bernardino [Correia Telles] de Albuquerque.

NOVO HOSPITAL - 1953

Em 3 de Maio de 1953, foi inaugurado um novo Hospital, no Local do anterior que se demoliu. Ficou a dever-se á iniciativa de Augusto Martins Pereira, o grande industrial e benemérito, o qual com a ajuda dos trabalhadores da “Fabricas Alba”e subsídios estatais o pôs a funcionar e a Misericórdia o manteve até ao ano de 1975.

Com a construção de um novo edifício na Avª 25 de Abril, os serviços de saúde transferiram para este local em Março de 1997, encerrando-se definitivamente as instalações anteriores.

Com esta transferência de serviços, a ala sul do edifício foi totalmente remodelada e, anexada como prolongamento do lar da 3º idade. A ala norte nesta data, está a ser alvo de profundas modificações no sentido de adaptação do edifício para novas realidades e, novos desafios.

Fonte: Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha

Notas:

- O Real hospital funcionava junto à actual Rua do Hospital (Rua do Real Hospital de Albergaria).

- Médicos: Dr. José Homem, Dr. Flausino Correia, Dr. Jacinto Pires de Almeida, etc...

Sem comentários: