segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Em busca dos nossos simbolos

Em Janeiro, tem início mais uma actividade do Serviço de Aprendizagem Criativa do Arquivo Municipal. "O meu Brasão", dirigida aos alunos do 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, pretende sensibilizar os mais novos sobre os símbolos que compõem a nossa identidade nacional e local, promovendo, assim, o gosto por aquilo que é nosso.

De uma forma interactiva, os alunos vão conhecer o significado da Bandeira Nacional, passando depois para os símbolos de cariz mais local, ou seja, os brasões do Município de Albergaria-a-Velha e das 8 freguesias. Peça a peça, vai-se conhecendo os diversos elementos que compõem cada um dos emblemas e, ao ritmo de uma história de faz-de-conta, as crianças vão colocando cada peça no seu sítio, ficando depois a conhecer o seu brasão.

Da comunidade, passa-se para a família e, nesta actividade, vão ser apresentados alguns brasões de nomes bem comuns em Portugal. No final, as crianças são convidadas a utilizarem a sua criatividade e a desenhar o seu próprio brasão de família, algo com o qual se identifiquem.

CMA, 20/12/2010

Imagens dos brasões no Blog de Albergaria:

http://blogdealbergaria.blogspot.com/search?q=bras%C3%A3o

- Sabiam que o Brasão de Albergaria chegou a ter um coração no lugar da cruz actual?

Sem comentários: