sábado, 26 de fevereiro de 2011

Homenagem a Atanázio Ribeiro


Faleceu no dia 20/02/2011, o Eng.º António Manuel Atanázio de Carvalho Henriques Ribeiro, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

Nasceu em 15 de Fevereiro de 1926 em Albergaria-a-Velha. Formou-se pela Escola de Regentes Agrícolas, tornando-se Técnico dos Serviços Florestais, em Lisboa, Viseu, Aveiro e Águeda, de onde se aposentou como Administrador Florestal em 1993.

Foi Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha durante o período de 11 de Janeiro de 1975 e 20 de Janeiro de 1997.

Recebeu a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro e o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portuguesa.

Fonte: Bombeiros de Albergaria

1997: Homenagem a Atanázio Ribeiro

"Revemo-nos em si e no seu exemplo"

Decorreu no passado dia 14 de Junho [de 1997], a partir das 17 horas, a cerimónia de homenagem ao antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Albergaria, Eng. Atanázio Ribeiro. Muitas presenças de amigos e admiradores, a Esposa do homenageado, os filhos e outros familiares. Várias mensagens serviram para dar uma ideia, aproximada, da estima e consideração que os albergarienses e os bombeiros têm para com Atanázio Ribeiro, que recentemente passou ao quadro honorário. A cerimónia decorreu no cine Alba, a cuja mesa presidiu o Dr. Rui Marques, presidente da Câmara Municipal. Integravam-na o homenageado, o vogal da Direcção do Serviço Nacional de Bombeiros, Joaquim Marinho, o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, comandante Campos, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, comandante Valente, a representante da Direcção-Geral das Florestas, Engª Alda Vieira, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, António Augusto Martins Pereira, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albergaria, Ricardo Bismarck, o presidente da direcção da Associação dos Bombeiros de Albergaria, Isidro Silva, e o Eng. José António Laranjeira. O elogio do homenageado ficou a cargo do seu antecessor no comando dos bombeiros de Albergaria, eng. José António Laranjeira. Descrito o seu percurso profissional, o orador salientou as qualidades humanas de Atanázio Ribeiro, o seu espírito de entrega e de abnegação. Recordou ainda a proposta de recomendação apresentada na Assembleia Municipal de Albergaria, e de que foi o primeiro subscritor, no sentido de ao homenageado ser atribuída a medalha de mérito municipal, grau ouro, proposta essa aprovada por unanimidade e aclamação, Interveio ainda o presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Nadais, que referiu a proposta da atribuição da medalha de mérito a Atanázio Ribeiro, da autoria de António Laranjeira, e à qual ele prontamente aderiu. Antes do agradecimento final, a série de discursos foi concluída pelo Dr. Rui Marques. A primeira referência até começou por ser feita a José António Laranjeira, pelo facto deste ter lembrado a proposta recomendação apresentada na Assembleia Municipal para a atribuição da medalha de mérito a Atanázio Ribeiro.

"Se não fosse o Eng. Laranjeira a apresentar a proposta, seria outro qualquer, ou até mesmo por geração espontânea...". Foi assim evidente o agastamento de Rui Marques pelo facto do Eng. Laranjeira ter lembrado a proposta (embora nem sequer tenha referido que fora o seu autor), no que por certo viu algum deslumbramento para si. Os presentes ficaram siderados com semelhante diatribe do presidente da Câmara, totalmente despropositada para o momento.

No final, os comentários foram ásperos, sendo geral a impressão de que o presidente da Câmara mais uma vez manifestou o seu mau génio quando alguém lhe passa à frente ou toma a iniciativa de alguma coisa. Rui Marques não teve sequer em consideração que, se havia alguém com legitimidade moral para apresentar a proposta à Assembleia e ser o seu primeiro subscritor - esse alguém só podia mesmo ser José António Laranjeira, que precedeu o homenageado no cargo de comandante dos bombeiros de Albergaria, e que com ele privou sempre perto, nomeadamente quando foi presidente do Serviço Nacional de Bombeiros. Enfim, minúsculas invejas.

Rui Marques anunciou que a medalha de mérito municipal foi de facto atribuída pela Câmara ao Eng. Atanázio Ribeiro, mas o seu regulamento prescreve que a entrega deva ser em sessão especial da Câmara. Aguardar-se-à por isso ocasião mais adequada, em que outras pessoas serão agraciadas.

No final, foi comovido o agradecimento de Atanázio Ribeiro. De improviso, com a voz embargada, o homenageado agradeceu as palavras proferidas, em especial as de António Laranjeira. Fez uma referência particular aos anteriores ajudantes de comando, José Carlos e Dr. Augusto Neves (pelo texto que este há tempos publicou no Jornal de Albergaria).

A sessão concluiu-se com a entrega de ofertas ao homenageado e o momento de apresentação de cumprimentos. Ao fim da tarde houve um agradável jantar no salão nobre do quartel dos Bombeiros de Albergaria, com a presença de várias dezenas de convivas. E, naturalmente, do Eng. Atanázio Ribeiro. Uma sentida homenagem, que em vários momentos foi justamente extensiva a sua Esposa, D. Maria José.

Fonte: Jornal de Albergaria, de 17/06/1997

1996: Despedida do Comandante Atanázio

Mais de duzentas pessoas responderam à chamada da Comissão das Velhas Guardas dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha e reuniram-se pelo quarto ano consecutivo no tradicional almoço de confraternização, durante o qual o actual comandante do corpo activo se despediu das suas funções, depois de mais de duas décadas à frente da septuagenária corporação humanitária albergariense.

Com efeito, António Atanázio Ribeiro, depois de ter percorrido todos os escalões da hierarquia do corpo activo, tem vindo a comandar este à mais de vinte anos, durante os quais viveu momentos de grande intensidade emocional, como sucedeu na Páscoa e no Verão de 1995, quando as chamas calcinaram praticamente toda a floresta concelhia e até um carro de combate a fogos ficou destruído no meio das chamas na freguesia de Ribeira de Fráguas.

Em 1992, constituíram-se as velhas guardas dos bombeiros de Albergaria-a-Velha, a cujo o projecto aderiram desde logo praticamente todos os bombeiros já retirados e de então para cá, todos os anos, em Dezembro, reúnem-se os antigos e os actuais "soldados da paz" e as respectivas famílias.

Este ano, as comemorações começaram com o hastear da bandeira, seguida de romagem aos cemitérios do concelho onde se encontram sepultados os corpos de bombeiros de Albergaria-a-Velha e houve ainda uma missa de sufrágio, celebrado pelo ajudante capelão, Fausto de Oliveira.

No almoço participaram ainda o presidente da Câmara Municipal, Rui Marques, o antigo comandante do corpo activo, António Piedade Laranjeira, que também já exerceu as funções de presidente do Serviço Nacional de Bombeiros, a actual direcção liderada por Isidro Lopes da Silva, o segundo comandante Augusto Silva Henriques, o ajudante de comando, José Carlos Oliveira, o ajudante médico, Augusto Lacerda Neves, o comandante da GNR, sargento Nogueira e ainda o vereador Saúl Silva e quase todos os presidentes das 8 juntas de freguesia do concelho, o que obrigou à constituição de uma alargada mesa principal.

A comissão actual, que detém um mandato de três anos e é presidida por José Manuel Gomes Fernandes, organizou ainda uma tarde cultural, com música tradicional portuguesa e um baile popular.

No momento dos discursos, António Atanázio Ribeiro, emocionar-se-ia até às lágrimas e depois de se despedir simbolicamente de todos os membros da mesa, diria que "não há bombeiro desta casa que depois de deixar o corpo activo, aqui não venha, por isso, se me deixarem, virei aqui todos os dias".

José António da Piedade Laranjeira, tal como já o havia feito há um ano, voltou a reivindicar a construção, por parte da autarquia, de um monumento concelhio ao bombeiro no centro da vila e por fim, proporia a passagem de António Atanázio Ribeiro ao quadro honorário, proposta que logo mereceu a aprovação unânime e que foi alvo de prolongada salva de palmas.

Fonte: Beira Vouga, 30/12/1996

2005: Ouro para lendário «soldado da paz»


O programa de ontem começou com a recepção aos convidados e formatura geral, seguida de imposição de condecorações, a mais altas das quais o crachá de ouro a António Manuel Atanázio Carvalho Henriques Ribeiro, um «soldado da paz» que ao longo de dezenas de anos ao serviço dos voluntários albergarienses adquiriu a condição de associado honorário e comandante do quadro de honra, depois de também ter sido presidente da direcção.

A condecoração foi colocada pelo vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Araújo, e por João Agostinho Pereira, presidente da Câmara Municipal local, que entregou simbolicamente a Elísio Apolinário Simões Silva uma cópia da deliberação tomada pelo executivo camarário que concede aos bombeiros uma área de 16 mil metros quadrados, onde irá ser construído o novo quartel. Um cheque de 75 mil euros, igualmente entregue pelo autarca, destinou-se à aquisição de uma das quatro novas viaturas que passam a integrar a frota de veículos da corporação albergariense.

Jacinto Martins / Diário de Aveiro, 04/04/2005

Sem comentários: