sexta-feira, 6 de junho de 2014

Descobre a Tua Terra

Este    concurso foi anunciado no Boletim Municipal nº 9 (Janeiro/Fev. 1990), nas Escolas Preparatória e Secundária, e promovido através das Juntas de Freguesia, não falando na televisão e muitos outros meios da informação escrita e falada.

Teve dimensão nacional, uma boa organização e prémios aliciantes.

Como dizia o introito do Regulamento, a participação dos jovens seria feita em duas áreas: fotografia e texto.

Os jovens podiam concorrer nos concelhos onde residiam ou estudavam, através da Câmara Municipal, e os prémios consistiam numa viagem no Comboio Europeu e numa viagem no Cruzeiro Europeu Jovem.

Na área do texto os trabalhos "deveriam abordar criativamente temas sobre "história, o património,arte ou cultura de sua terra"; na área da fotografia os trabalhos, de uma forma mais livre, deveriam tratar, naturalmente, de temas da sua terra.

Foi constituído o Júri para apreciação dos trabalhos concorrentes, nos termos do Regulamento do Concurso.

Os concorrentes foram sete, no conjunto das duas modalidades, dividindo-se da seguinte maneira: JOÃO CARLOS NUNES LOURENÇO, GORETI MARIA MARQUES SARRIFO, ANA MARGARIDA DOS SANTOS BRANCO e DELFIM DOS SANTOS BISMARCK ALVARES FERREIRA, na área de texto;BETSY NUNES ACUNHA, ODILIO MANUEL DE SEIXAS SANTOS e ANA MARGÁRIDA DOS SANTOS, na área de fotografia.

O Júri decidiu assim: como vencedor na área de texto o DELFIM DOS SANTOS BISMARCK ALVARES FERREIRA, com o trabalho intitulado "A Ermida de Nossa Senhora do Socorro no Bico do Monte"; como vencedora na área de fotografia BETSY NUNES ACUNHA, com o trabalho intitulado "TORREÃO".

Por este meio a Câmara Municipal, por vontade expressa do seu Presidente, dá os parabéns aos vencedores. E congratula-se pela participação dos restantes concorrentes que marcaram uma posição importante no seio de uma juventude concelhia que    devotou passividade e indiferença por uma iniciativa a todos os títulos notável, promovida pela    Comissão Nacional
para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e Associação de Utentes das Pousadas de Juventude, apoiada e comparticipada pela nossa Câmara Municipal.

Para fecho desta iniciativa esteve patente no polivalente da Escola Secundária, uma exposição de 30 cartazes subordinada ao tema "AS VIAGENS PORTUGUESAS E O ENCONTRO DAS CIVILIZAÇOES", que constituem uma colecção importante sobre o nosso passado histórico, o qual foi oferecido ao nosso Município.

É nosso propósito exibir essa exposição em outras oportunidades.

in Boletim Municipal de Albergaria-a-Velha nº 12 (Dezembro de 1990)


Sem comentários: