quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Revista Albergue nº 2




O segundo número da revista “Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a- Velha” é apresentado no sábado, dia 14, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal. A publicação anual, editada pela Câmara Municipal, tem uma tiragem de 500 exemplares e reúne 11 artigos de investigadores que se têm dedicado ao estudo do Concelho.





A revista “Albergue” assume-se como um veículo de inventariação, preservação, valorização e divulgação do Património de Albergaria-a-Velha. “Pretendemos contribuir para a consolidação da consciência geral da existência e do interesse do Património, enquanto representação viva da História da nossa comunidade e da nossa região”, refere António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal.

A capa do número dois da revista apresenta o retrato de Francisco Dias de Oliveira, um Albergariense do século XVIII, que foi familiar do Santo Ofício, o equivalente a magistrado. Ilustra o artigo de Teresa Cruz Tubby e Delfim Bismarck Ferreira “Familiares do Santo Ofício no Concelho de Albergaria-a-Velha”.





Os artigos abrangem diversos períodos históricos e temáticas, como a fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha na primeira metade do século XIX, as recentes escavações arqueológicas em São Julião da Branca ou a história da Foto Gomes, uma das mais antigas casas de fotografia albergarienses, com um considerável espólio, agora depositado no Arquivo Municipal.



Destaque para os trabalhos do arqueólogo António Manuel S. P. Silva, com “Revisitando Cristelo (Albergaria-a-Velha), Talábriga e um amigo que partiu” e “Escavações Arqueológicas em S. Julião da Branca (Albergaria-a-Velha) – Campanhas de 2014-2015”, em coautoria com Gabriel R. Pereira, Paulo A. P. Lemos e Sara Almeida e Silva.





Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara e diretor da publicação, espera que os leitores “aprofundem os seus conhecimentos, alimentem a sua curiosidade e tornem-se mais atentos, defensores e fruidores daquele que foi o legado de quem nos antecedeu”.



A revista “Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha” terá o preço de capa de dez euros e pode ser adquirida na Biblioteca e Arquivo Municipais.





cidades





APRESENTAÇÃO DO Nº2 DA REVISTA ALBERGUE
   
14 NOVEMBRO | SÁBADO | 17h00
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALBERGARIA-A-VELHA 
Gratuito | 120 min. | M/3



ALBERGUE - HISTÓRIA E PATRIMÓNIO DO CONCELHO DE ALBERGARIA-A-VELHA



Revista editada pela Câmara Municipal, que promove a investigação, preservação, valorização e divulgação do património do Concelho. No nº 2, os leitores podem contar com artigos de especialistas de diversas áreas, que demonstram que Albergaria-a-Velha tem um passado que vale a pena conhecer.

http://albergaria.bibliopolis.info/Eventos.aspx





Alguns artigos:





- Familiares do Santo Ofício no Concelho de Albergaria-a-Velha - Teresa Cruz Tubby e Delfim Bismarck Ferreira

- Fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha na primeira metade do século XIX

- História da Foto Gomes

- Revisitando Cristelo (Albergaria-a-Velha), Talábriga e um amigo que partiu - António Manuel S. P. Silva

- Escavações Arqueológicas em S. Julião da Branca (Albergaria-a-Velha) – Campanhas de 2014-2015” - Gabriel R. Pereira, Paulo A. P. Lemos e Sara Almeida e Silva.

Sem comentários: