quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Arqt. Eduardo Costa Ferreira


P: Considera que o facto de se tratar de um município de menor dimensão altera em algum aspeto a forma como trabalha?

R: Eu vejo câmaras no interior do país em que os recursos disponíveis são mais bem utilizados do que no litoral. Não sei a razão, mas de facto isso acontece. Penso que talvez seja uma questão cultural.

P: Que oportunidades lhe deram como arquiteto ao trabalhar numa instituição como esta - uma autarquia?

R: A mim deram-me todas as oportunidades para trabalhar como arquiteto neste município.

P: Quais diria que são as virtudes/vantagens em trabalhar num câmara/autarquia?

R: Para mim a grande vantagem de trabalhar numa Câmara é poder fazer a diferença para as pessoas. Eu trabalho numa autarquia onde acho que posso valorizar a vida das pessoas. Aliás, eu acho que como arquitetos numa Câmara deveríamos de estar a promover o bem-estar público.

P: Se tivesse oportunidade, o que mudaria no município ao nível do trabalho envolvido na área da arquitetura? Alguma medida que considere que, por exemplo,
não existindo restrições como as de carácter económico, seria interessante colocar em prática tendo em conta o contexto geoespacial do Concelho?

R: Quando se fala nisto era importante pensá-lo do ponto de vista da sustentabilidade. Por exemplo criar uma rede de transportes, tanto interna como externamente, bem estruturada acho que era fundamental existir. Mas será isso era sustentável? Na minha opinião desde que vim para este município existem dois pontos-chave que eu considerava, e ainda considero, como importantes. A criação de um aeródromo em Albergaria-a-Velha de forma a podermos trazer passageiros de Lisboa e Porto. E depois construíamos aqui um grande centro de diversões. Seríamos um centro de aventura e de diferença cultural da região centro do país. Uma das coisas que eu incentivaria nos espaços públicos era um incremento na colocação de estatuária e esculturas nos mesmos. Não temos tradição, embora no passado tivemos alguma, e acho que é uma forma de compor os espaços. Tem uma dupla vantagem: dá identidade aos espaços, e permite o agradecimento público aqueles que fizeram algo em prol da comunidade.

P: Há quanto tempo trabalha neste município?

R: Comecei a minha carreira aqui e aqui vou terminá-la. Já lá vão 33 e meio, quase 34 anos.

Entrevista realizada por Bruna Melo ao Arquiteto Eduardo Costa Ferreira da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha (Tese de mestrado apresentada à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Abril 2017)

Notas Adicionais:

O Edifício da Câmara Municipal sofreu profundas obras de requalificação entre 1986 e 1993, sob um projeto da autoria do Arquiteto Eduardo Costa Ferreira. Foram iniciadas obras de remodelação em fevereiro de 1989, que ficaram concluídas em março de 1993. O projeto de remodelação foi da autoria do arquiteto Eduardo da Costa Ferreira, atual chefe da Divisão de Planeamento, Gestão Urbanística e Requalificação Urbana da Câmara Municipal.

Foi também o autor da remodelação da nova Biblioteca Municipal, do Centro Cultural de São João de Loure, Novo quartel dos Bombeiros, etc...

Ver também Tese de Elsa Santos sobre estágio na CMA

Sem comentários: