quinta-feira, 27 de abril de 2023

Centro de Interpretação de Pateira de Frossos

 Na celebração do 1.º aniversário do Centro de Interpretação de Pateira de Frossos (CIPF), o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, anunciou a recente aquisição de um espaço adjacente para aumentar a capacidade do Centro para a realização de diversas iniciativas. Esta foi uma das novidades apresentadas na tarde de sábado, que contou com mais de 100 participantes.

O CIPF é já considerado um espaço municipal de referência na promoção de atividades de educação ambiental e de descoberta da Natureza. No seu primeiro ano, organizou 52 iniciativas – tais como visitas, oficinas, passeios interpretativos, apresentações à comunidade, entre outras – e 42 ações de voluntariado, que contaram com mais de 600 participantes. Em termos de iniciativa futuras, é possível destacar a apresentação do portfólio das atividades do CIPF nas escolas, a organização de festas de aniversário, a promoção de mais projetos de voluntariado, a criação de uma residência para voluntários nacionais e estrangeiros e a organização de campos de férias em contacto com a Natureza. No sábado, foi ainda apresentada a nova imagem de comunicação do centro.

Atualmente, o CIPF encontra-se em processo de certificação como Destino de Turismo Sustentável.

Em dia de aniversário, as pessoas presentes puderam participar em quatro oficinas – Rastos da Natureza (observar as pegadas e outros vestígios que os animais deixam neste habitat); Pequeno Grande Mundo (atividade de laboratório); Infusões Locais (experimentação de diferentes infusões de plantas); e Esteiras de Bunho (com demonstração ao vivo). Foi também possível explorar os vários cantos do Jardim Didático – o viveiro de plantas, o charco, o hotel de insetos, a horta e o muito concorrido Trilho Sensorial. Este espaço recria as várias experiências táteis que se podem encontrar na Pateira de Frossos – o bunho, a madeira das árvores, as maçarocas do milho, as pedras e areia do rio, bem como a própria água – permitindo uma verdadeira imersão no espaço através das sensações transmitidas pelos pés descalços e pelas mãos.

“A Pateira de Frossos é um diamante”, referiu António Loureiro, que quer mais pessoas a explorarem esta zona com verdadeiro potencial para o turismo do ambiente.

CMAAV, 24 abril 2023

Sem comentários: