quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Revista "Terras de Antuã"


A Câmara Municipal de Estarreja vai lançar a segunda edição da Revista “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”, no próximo sábado, dia 15 de Novembro, pelas 17h30, no Edifício dos Paços do Concelho. A sessão assinala a comemoração dos 489 anos da atribuição do Foral de Antuã.

De publicação anual, a revista é dirigida por Delfim Bismarck Ferreira, conservador da Casa – Museu Marieta Solheiro Madureira, em Estarreja, presidente do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto, director da Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica, bem como de várias publicações de cariz científico e de investigação contando ainda com uma vasta publicação de estudos sobre a região de Aveiro.

O responsável destaca as diversas funções de uma publicação deste género como “veículo de divulgação e de discussão da memória colectiva; local onde aqueles que se dedicam ao estudo da história possam editar os seus estudos; incentivo para que mais e melhores trabalhos de investigação possam surgir; meio de angariação de uma base iconográfica, impedindo assim o desaparecimento definitivo de um sem número de documentos gráficos e fotográficos”.

O historiador considera que este exemplo “deveria ser seguido por todos os concelhos, apenas o facto de permitir aos estarrejenses e a todos aqueles que aqui vivem, trabalham ou daqui descendem, um melhor conhecimento do seu passado colectivo já seria motivo mais que válido para tal tarefa”.

Texto adaptado do site da Camara Municipal de Estarreja

O albergariense Delfim Bismarck Ferreira é licenciado em História, variante de História da Arte, pós-graduado em História e Património Local, mestrando em História da Idade Média e diplomado em Genealogia e Heráldica.

Historiador, conservador de museu, genealogista e heraldista, é autor de mais de uma dezena de obras sobre a região de Aveiro. Foi Presidente da ADERAV e Director da revista Patrimónios, de 2001 a 2005. É desde 2006 Presidente do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto e Director da Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica da mesma universidade, bem como Director da revista Terras de Antuã, desde 2007.

Bibliografia seleccionada:

- Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha (Século XVIII);
- Moinhos de Albergaria [em co-autoria com Armando Ferreira];
- Valmaior - ao longo dos séculos;
- Associação dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha : subsídios para a sua história;
- Pontes de São João de Loure (1896-2006);
- A Terra de Vouga nos séculos XI a XIV. Território e Nobreza (no prelo)

Sem comentários: