quinta-feira, 30 de julho de 2009

Atletismo


Dedicação e empenho diário pelo amor ao atletismo
Escrito por Sandra Carvalho/Beira Vouga
01-Jun-2007

--Márcia Martins pratica atletismo há 11 anos

Márcia Marques Martins tem 24 anos de idade. Natural de Valmaior, a atleta ao serviço do GRECAS, Associação Desportiva e Cultural de Santo António de Vagos dedica grande parte do seu tempo aos treinos e aos atletas da União Desportiva de Valmaior. Actualmente desempenha as funções de escriturária, numa empresa de Albergaria, e gostaria de correr até aos 80 anos.

--A União Desportiva de Valmaior

No ano de 2003, os responsáveis da União Desportiva de Valmaior decidiram abrir a secção de atletismo. Márcia Martins tinha terminado um curso de monitora e convidaram-na para abraçar o projecto.

A primeira iniciativa da associação foi a Prova do 25 de Abril, na freguesia. Tinha tirado um curso de monitora há pouco tempo e como o meu pai era vice-presidente convidaram-me para fazer parte da secção de atletismo.

Na altura começamos apenas com dez atletas. Os mais pequenos passaram a palavra a outros e neste momento treino 26 (20 atletas federados e 6 não federados).

Disponibilizar uma nova modalidade na freguesia foi o objectivo da associação porque em Valmaior não existem muitas. Só noutras freguesias e fica longe para os jovens.

--Como dirige 26 atletas

Márcia Martins tem a responsabilidade, três vezes por semana, de treinar os jovens da União Desportiva de Valmaior. No início era mais fácil porque eram menos. Mas, com um sorriso, confessou ser fácil e que desempenha essa função com grande orgulho.

No início eram apenas dez atletas. Era mais fácil porque eram menos. Dirigir os treinos de 26 jovens atletas é complicado. O mais novo tem apenas dez anos e o mais velho 18. Eles obedecem. Fazem tudo o que eu peço. Cada treino que faço é planeado por escalão. Mas, mesmo com este número de atletas corre sempre bem e conto com a ajuda do Edmundo Dias, responsável pela secção de atletismo da associação.

(Leia a notícia na íntegra na edição da 1.ª quinzena de Junho de 2007 do Beira Vouga)

--

A atleta Márcia Martins conquistou o bronze na Mealhada durante o Campeonato Nacional de Montanha, que decorreu no dia 24 de Maio e teve como palco principal a mata do Buçaco-Luso. Um estilo de prova que é do agrado da atleta da Adercus/Recer e natural de Valmaior, onde é monitora da União Desportiva de Valmaior.

Ao mesmo tempo que a prova era nacional, era também o distrital de montanha, onde Márcia Martins, a atravessar excelente fase da sua carreira, foi a primeira classificada. Conquistas que são motivo de orgulho para Albergaria-a-Velha e todo o distrito de Aveiro. A classificação permite assim a sua participação no Campeonato de Mundo que será disputado na Alemanha

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens pelo bom trabalho.
Sou de Figueira de Lorvão e antigo atleta do clube desta localidade... aproximadamente, 15 anos.
No passado Domingo, dia 30 de Maio, dei uma ajudinha, no grande prémio de atletismo, e reparei nesta atleta, na dedicação com os miúdos, e pelo bom trabalho que está a fazer com eles.
Temos em comum a paixão pelo atletismo, embora a minha esteja meio"adormecida", estando agora mais ligado ao BTT.
Continuação de bom trabalho na divulgação desta maravilhosa modalidade!! Parabéns
Marco Ferreira