sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Cor das Palavras

A COR DAS PALAVRAS de Artur Oliveira e Ricardo Oliveira

A exposição procura dar resposta à pergunta "Qual é o sentido da vida?". Artur e Ricardo Oliveira propõem, nesta mostra, apresentar uma linguagem artística universal enquadrando, em cada uma das obras expostas, a Pintura e a Poesia como duas formas de expressão que indicam um mesmo caminho.

"A exposição conta com duas linguagens artísticas. Cada obra é constituída por uma pintura e por um poema e, por isso, deve ser entendida no seu todo e não numa leitura isolada de cada uma das artes que a compõem" .

Simbolicamente, os artistas pretendem representar um mundo em que cada ser vive ensimesmado e cada saber rebusca em solilóquio, apresentando uma solução de diálogo para a humanidade.

O conceito que preside, então, à criação artística será a universalidade que assiste a cada ser humano. No entanto, a amostra não se esgota neste tema. Ao longo da exposição, o espectador é convidado a reflectir sobre a sua condição de homem, sobre o sentido da sua vida e a finalidade da mesma, ainda terá a oportunidade de pensar acerca da estrutura social, a distribuição da riqueza, a opressão e a divisão do poder. Todos estes temas são abordados de forma directa, ainda que encobertos pela metáfora, para que o espectador possa procurar a verdade ou verdades na sua consciência.

“A Cor das Palavras” é um jogo conceptual em que o espectador vai destapando a intenção crítica dos autores, os quais usam da ironia na observação e análise da realidade, pelo que é uma constante e divertida descoberta.

Ao nível técnico, os quadros apresentam dois planos, sendo o primeiro figurativo, em que o pintor esboça, em traço expressionista, a realidade circunstancial que a obra trata, e o segundo surge, rasgando a tela, em acto de metáfora revoltada, pintado a traço preciso, marcando uma antítese. Os poemas são escritos em versos soltos, propiciando ao poeta uma maior liberdade temática e possibilidade irónica.

Desde 2006 a mostra já passou por Nazaré, Covilhã, Pombal, Vila Nova de Gaia, Condeixa-a-Nova, Braga, Guarda, Coimbra, Valongo e Ermesinde. A partir de Setembro de 2009 estará em Vila do Conde.

AUTORES

ARTUR OLIVEIRA (Belém-do-Pará, 4 de Março de 1971). A família é de Albergaria-a-Velha e aqui reside desde a infância. A sua formação académica é na área da contabilidade mas desde cedo começou a pintar como autodidacta tendo experimentado diferentes materiais e técnicas. Está representado em diversas colecções particulares. A sua obra integrou mais de uma dezena de exposições colectivas. As exposições individuais mais marcantes realizaram-se em 1990 na Galeria J2 (Albergaria-a-Velha) e em 1999 na Galeria Municipal de Aveiro. É membro da ANAP (Associação Nacional dos Artistas Plásticos) desde 2005.

RICARDO OLIVEIRA (Albergaria-a-Velha, 12 de Março de 1980) Formou-se na área do ensino, em Português, Latim e Grego. Procura na poesia a resposta para a subjectividade e o caminho para a verdade.

ligação: http://www.dialogarte.pt.vu

1 comentário:

DialogARTE disse...

Já está disponível o site de pintura e poesia de Artur Oliveira e Ricardo Oliveira em www.dialogarte.pt.vu.
Além de poder apreciar as obras, os visitantes têm a possibilidadde de efectuar download gratuito de qualquer obra.