O documento em destaque, no mês de Novembro de 2018, referencia a Fábrica de papel de Valmaior sediada no concelho de Albergaria-a-Velha.
Esta foi a segunda empresa industrial a surgir e às suas instalações é que se pode verdadeiramente dar o nome de primeira fábrica do concelho.
Tendo-se apercebido de que a produção de papel não supria as necessidades do consumo no país, nem em quantidade, nem em qualidade, os dois irmãos [José Luiz e ...Manuel Luiz Ferreira Tavares] decidiram lançar-se na construção de uma fábrica bem localizada, bem concebida e tecnicamente avançada.
Até então, a indústria papeleira apresentava-se rudimentar utilizando o trapo de algodão e de linho como matéria prima. Face à escassez da produção de papel na altura, estes dois empresários constituíram em 1872 uma sociedade com o Eng. Thelier, jovem técnico francês, nascido numa família de técnicos da indústria de papel de Angoulême.
(...)
Arquivo Distrital Aveiro
Transcrição
http://adavr.dglab.gov.pt/2018/11/15/documento-em-destaque-mes-de-novembro-continuacao/
http://adavr.dglab.gov.pt/2018/11/17/documento-em-destaque-mes-de-novembro-continuacao-2/
Manuel Luiz Ferreira Tavares, sócio fundador da Fábrica de Papel de Valmaior (1815-1889) Manuel Luiz Ferreira Tavares Pereira da Silva, conhecido como “Alferes da Fonte” nasceu em 20 de Janeiro de 1815, pertencendo à ilustre e muito antiga “Família dos Luizes”. Filho do Capitão Miguel Luiz Ferreira Tavares Pereira da Silva, casou com Dª. Jacinta […]
http://adavr.dglab.gov.pt/2018/11/19/documento-em-destaque-mes-de-novembro-continuacao-3/
José Luís Ferreira Tavares, um impulsionador da Fábrica de Papel de Valmaior (1821-1877) Era natural de Albergaria-a-Velha e pertencia à ilustre e muito antiga “Família dos Luizes”, assim chamada porque no nome de batismo de todos os homens figurava o nome Luís em segundo lugar. Tendo-se dedicado à carreira comercial fixou-se, ainda novo, em Lisboa […]
Sem comentários:
Enviar um comentário