sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Exposição sobre a I Grande Guerra Mundial

Biblioteca Municipal assinala o centenário do final da Grande Guerra com exposição sobre o conflito


No mês em que se assinala o centenário da assinatura do armistício com a Alemanha, que pôs fim à Grande Guerra iniciada em 1914, a Biblioteca Municipal apresenta uma exposição com fotografias e objetos do primeiro grande conflito mundial.

Várias dezenas de fotografias de época compõem a mostra, a maioria reunidas pela investigadora Adília Fernandes, do acervo particular de José Luís de Lima Garcia, provenientes da Casa Benoliel e do Ministério da Guerra Francês, entre outros. Retratos de combatentes, desfiles militares, embarques de tropas, exercícios de preparação para a guerra e verificação de armas podem ser encontrados nos vários painéis que compõem a exposição.

Algumas das fotografias apresentam militares Albergarienses, gentilmente cedidas por filhos, netos e bisnetos, que as têm guardado nos seus álbuns familiares. Os descendentes também disponibilizaram outros objetos para a mostra da Biblioteca Municipal, como diplomas de combatente, medalhas, munições, cadernetas militares ou correspondência.

No dia 11 de novembro, pelas cinco horas da manhã, foi assinado o armistício com a Alemanha numa carruagem ferroviária em Compiègne, tendo entrada em vigor o cessar-fogo seis horas depois. Seguiu-se ao armistício o Tratado de Paz de Versalhes em 1919, que estipulou pesadas obrigações à Alemanha derrotada. Portugal entrou no conflito para defender as colónias de Angola e Moçambique, mas também pesou na decisão a velha aliança com o Reino Unido e a vontade de afirmação nacional e internacional da jovem república, proclamada há menos de quatro anos.

A exposição de fotografias e objetos da Grande Guerra está patente até 30 de novembro e pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.                  


Data: CMA-A-V.. 26-10-2018

Sem comentários: