quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Livros

Por vezes há projectos e ideias de livros que podem ser adiados ou substituídos por outros.

O livro sobre a "Banda De Angeja" esteve anunciado que ia ser feito pelo Dr. Delfim Bismarck e depois foi feito por outros autores. Falou-se de um livro sobre a Alba mas depois foi feito o documentário não impedindo ainda a publicação do livro "Alba Uma Marca Portuguesa No Mundo" em 2016.

A ADERAV vai lançar em breve a obra "O Concelho de Albergaria-a-Velha e a I Guerra Mundial", da autoria de Delfim Bismarck Ferreira.

Luís Altino e José Silva encontravam-se a elaborar um livro que teria como tema "O Associativismo em Angeja". Consultadas as monografias locais e outras fontes bibliográficas, começaram por entrevistar pessoas mais velhas, as Direcções das colectividades e outras entidades.

José Silva tinha iniciado um trabalho sobre a Toponímia de Angeja.

Nuno Jesus estava a preparar um novo trabalho sobre Telhadela.

Foi adjudicado à historiadora Raquel Cardeia Varela um serviço de investigação especializada e criação de um livro sobre a História económico-social de Albergaria-a-Velha no século XX

Homenagem a Albuquerque Pinho

Aquando do falecimento do Dr. Albuquerque Pinho (1921-2002) foi divulgado que teriam ficado por publicar vários títulos, alguns em co-autoria com o Dr. Delfim Bismarck Ferreira:

- Roteiro de Arte Nova;
- Personalidades;
- Jornais de Albergaria;
- Colectânea de artigos publicados na imprensa albergariense;
- Livro de Poemas;
- Monografia de Alquerubim.

Seria aconselhável que alguma instituição da nossa terra (Câmara, Assemb. Municipal, Arquivo, ou outro) pudesse realizar uma exposição em homenagem ao Dr. Albuquerque Pinho e ainda promovesse a edição de alguns dos trabalhos que deixou por publicar ou de algum livro ou brochura que o lembrasse.

Disponibilização na internet de livros de autores albergarienses

A C.M. Albergaria-a-Velha, ainda na altura do Dr. Rui Marques, chegou a ponderar a reedição das monografias do Dr. António Pinho e do Dr. Ricardo Souto. A internet (página da edilidade, googlebooks, outro local) poderia ser um espaço privilegiado para ter essas obras e outras antigas. Na internet poderiam ser disponibilizados livros de autores albergarienses quer sejam edições da Câmara, autorizados pelos seus autores ou pelos herdeiros ou até outras situações.

Sugestões de outros livros:

- Sport Clube Alba / Clube de Albergaria / Outras associações ou colectividades
- Tradições
- Albergaria Passado e Presente
- Albergaria no Século XX
- Freguesias
- Nossa Senhora do Socorro
etc...

Sem comentários: