quinta-feira, 4 de agosto de 2022

A.H.M.A.

Albergaria-a-Velha é uma Vila muito antiga, um dos Concelhos do Distrito de Aveiro, a 18 km desta cidade, com uma localização privilegiada devido à confluência de importantes eixos da rede viária do País (IP5, IC1 e A1). Tem uma área geográfica de 145,16 Km2., com aproximadamente 24.612 habitantes (resultados provisórios dos Censos 2001) e apresenta uma das maiores taxas de crescimento populacional do Distrito. É um concelho com 8 freguesias, de densidade populacional muito variável. Acolhe muita população flutuante que vem em busca de trabalho, no sector secundário ainda em expansão. 

Não sendo ainda um concelho urbano vai perdendo parte das características da sua população, outrora rural. A localização dos seus principais aglomerados populacionais, a rápida transição de actividade da sua população, da agricultura para a indústria, bem como os fenómenos de migração, fizeram surgir problemas de índole social, tão diversos como: a prostituição de estrada, o tráfico de estupefacientes, agravamento do alcoolismo, falta de estruturação e violência familiar, entre outros. 

A Associação Humanitária Mão Amiga surgiu da preocupação e da necessidade sentida por um grupo de cidadãos ligados ao trabalho com crianças. A sua intervenção, no início muito pontual, levou a que o seu trabalho ao nível da problemática da negligência e dos maus-tratos infantis no concelho de Albergaria-a-Velha e áreas limítrofes, fosse feita de uma forma mais continuada e consistente. 

A Associação Humanitária Mão Amiga – A.H.M.A. é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, registada com o nº 126/99, fl. 7 vº fl. 8, do livro nº 8 das Instituições de Solidariedade Social, da Direcção Geral de Acção Social. 

 Desde a sua fundação, em início de 1999, que a Associação tem vindo a desenvolver diversas actividades de carácter social, cultural e recreativo. JORNADAS AHMA - As suas 1ªs Jornadas Técnicas divulgadas a nível nacional, com o título “ O Som das Lágrimas” e sobre Maus-tratos e Violência Infantil, nos dias 6 e 7 de Abril de 2000. - As suas 2ªs Jornadas Técnicas igualmente divulgadas a nível nacional, com o título “Vozes no Silêncio”, sobre o tema da Violência Doméstica, nos dias 11 e 12 de Abril de 2002. - As suas 3ªs Jornadas Técnicas, também divulgadas a nível nacional e no estrangeiro, com o título “Pais são os que amam…” sobre o tema da adopção em Portugal, nos dias 22 e 23 de Abril de 2004. Estiveram presentes prelectores da Universidade de Barcelona – Espanha - As suas 4ªs Jornadas Técnicas, divulgadas a nível nacional e no estrangeiro, com o título “(des)capacidades: … incapacidades não escondem CAPACIDADES”, realizaram-se nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2006, em Albergaria-a-Velha, sobre as crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento. Estiveram presentes como prelectores e moderadores várias individualidades e peritos do nosso país. - Uma vigília por Timor. - Três exposições artísticas na época natalícia para angariação de fundos. 

AHMA

https://arquivo.pt/wayback/20120122171644/http://www.jf-albergaria.pt/novo/index.php?view=article&catid=13%3Aipss&id=57%3Aahma&format=pdf&option=com_content&Itemid=56

Sem comentários: