domingo, 11 de outubro de 2009

Novos Museus?

BE: "Entendemos possível que a Fábrica Alba albergue um polo universitário, um centro cultural associativo e o museu metalúrgico, tirando o máximo partido da estrutura existente."

CDS: "Porque razão a Quinta do Torreão não é transformada num projecto mais multi-funcional, (...), com a construção de uma biblioteca e do Museu de Albergaria?"

CDS/Ribeira de Fráguas: "Contactar a Diocese de Aveiro, no sentido de protocolar e viabilizar a cedência da antiga residência paroquial, com o objectivo de instalar um Museu e Biblioteca para a Freguesia."

PS: "Museus etnográficos nas freguesias. "

PSD: "Conversão da Escola do Pinheiro em Escola Museu. "

PSD/Angeja: "Criar um pequeno museu na escola do Fontão, dedicado às actividades do Lugar, o pão e os moinhos."

6 comentários:

Unknown disse...

mais valia mesmo era investir na musealização de toda a nossa politica!

Anónimo disse...

museu para mostrar o quÊ? Para quem ver? Sem visitas, quem garante a manutenção? Esta gente fala em museus como se fossem montras de loja dos 300...

carlos disse...

Pode informar-me onde se devem guardar os objectos pertencentes à nossa memória colectiva? E onde se guardam os espólios recebidos do Dr. Simões Ferreira e de outros? Se queremos ter "turismo" o que temos para oferecer? Como é que se pode criar uma identidade local forte? Se houve dinheiro e meios para o Arquivo não haverá para um espaço mais abrangente? Costuma visitar museus? Sabe quantos museus existem em Albergaria-a-Velha?

carlos disse...

O museu pode ser uma "imagem de marca" do nosso concelho. Ainda há pouco tempo foi inaugurado em Lisboa o Museu do Design e pelo que soube não foi um grande investimento. Hoje em dia podemos recorrer as novas tecnologias para atrair mais visitantes e sem encargos dispendiosos.

Já no início do Sec. XX se falava num museu para Albergaria. Onde está ele?

OF disse...

Para mostrar o quê ?

Poderia ser proposta a criação do "Museu do Concelho de Albergaria-a-Velha" que divulgasse a nossa história, o nosso património, etc.

Teria de ser um museu (pois não basta apostar em exposições - permanentes ou temporárias - que possam ocorrer no futuro arquivo) que desse a conhecer (a título de exemplo):

- Rota da Arte Nova (em Albergaria-a-Velha)
- Rota dos Cruzeiros
- Quinta das Relvas
- História da Fábrica ALBA
- Primeiro carro fabricado integralmente em Portugal
- Mamoas
- Salinas
- Moinhos
- Realizador de Cinema Manuel Guimarães (natural de Vale Maior)
- Imprensa Local
- Invasões Francesas no Concelho
- Ligação de Frossos à Ordem de Malta

OF disse...

E ainda

- Fábrica do Caima
- Companhia de Papel do Prado
- Património de Interesse Público
- Reproduções de obras de arte (quadro de Malhoa, pinturas existentes em casas antigas)
- Quadros dos Presidentes da Câmara