terça-feira, 13 de outubro de 2009

Legado Napoleão de Lisboa e Oeiras

ADMINISTRAÇÃO DOS PRÉDIOS DO MUNICÍPIO DE ALBERGARIA-A-VELHA EM OEIRAS E LISBOA – RENÚNCIA DE PROCURAÇÃO DO DR. JOSÉ ARMANDO DA SILVA FERREIRA

No seguimento da carta de renúncia de procuração do Sr. Dr. José Armando da Silva Ferreira referente ao poderes de administração dos prédios do Legado Napoleão de Lisboa e Oeiras com efeitos a partir do fim de Março do corrente ano [2006], foi presente uma informação do Chefe de Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara, datada de 6 de Janeiro último, que se transcreve:

“Sou a informar que o Sr. Dr. José Armando da Silva Ferreira tem administrado o património do Legado de Napoleão referente aos prédios urbanos nos Concelhos de Lisboa e Oeiras, desde 1981 tem sido sempre gerido por administradores exteriores ao Município e para o devido enquadramento da questão do legado junto anexo cópia da escritura do mesmo e da procuração da Câmara para administração dos referidos prédios. Neste momento a Câmara é proprietária de 4 prédios adquiridos no período de 1960/1970:

1. RUA FALCÃO TRIGOSO, N.º 20 - 1600-066 LISBOA, FREGUESIA DE N. SENHORA DE FÁTIMA (com 3 lojas e mais 11 fracções).

2. RUA DA BELA VISTA À GRAÇA, N.º 65 - 1170-054 LISBOA, FREGUESIA DA GRAÇA (com 2 lojas e mais 6 fracções).

3. RUA DOS JERÓNIMOS, N.º 30 - 1400-212 LISBOA, FREGUESIA DE BELÉM (com 12 fracções).

4. AV. DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, N.º 23, ALGÉS - 1495-024 LISBOA, - FREGUESIA DE CARNAXIDE(com 2 caves e mais 12 fracções).

Notas:

- Estes prédios foram adquiridos com dinheiros resultantes da herança do benemérito Napoleão Luiz Ferreira Leão. Em 1966 foi colocado um Busto junto aos Paços do Concelho.

- Em 1922, sentindo-se doente, fez testamento público dois meses antes de morrer, deixando quase todos os seus muito avultados bens à sua terra natal.

- Em 1928 foi comprado, no sítio do Serrado, o terreno para construção do Bairro para Pobres conforme disposição testamentária. Foi demolido cerca de 50 anos depois para se urbanizar a zona e construir a Escola Elementar. (bda)

- O programa do CDS/PP referia a utilização destes prédios para residência universitária de estudantes albergarienses. Possivelmente os prédios estarão todos ocupados por inquilinos e trata-se de uma fonte de rendimento do municipio.

Sem comentários: