quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cineteatro Alba


Numa iniciativa que deve ser inédita a nível nacional, o CineTeatro Alba abriu ontem as suas portas à comunidade a um mês da sua inauguração oficial.

As obras de requalificação do CineTeatro Alba (CTA), que em Julho de 2010 tiveram início, num projecto com a assinatura do arquitecto Rui Rosmaninho, estão bem perto do fim: A abertura ao público está marcada para o próximo dia 27 de Abril.

A história do imóvel, que vem desde meados do Século XX, está em cada canto, em cada parede. O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, José Licínio Pimenta, foi peremptório quanto aos desejos do Município no momento da sua recuperação: “Manter a identidade, conciliando-a com as exigências da modernidade”.

É visível a olho nu que a renovação desta infra-estrutura cultural conferiu-lhe um carácter contemporâneo baseado em linhas simples e minimalistas, mas com profundo respeito e em harmonia com os elementos de inegável valor arquitectónico que já apresentava. O interior então oferece pormenores deliciosos.

Luis Ventura, Diário de Aveiro, 31 de Março de 2012


imagem Jorge Sá

A renovação desta infra-estrutura cultural, cuja construção original data de 1950, pretende assumir um carácter contemporâneo baseado em linhas simples e minimalistas, mas com profundo respeito e em harmonia com os elementos de inegável valor arquitectónico que apresenta.

«As várias obras de reabilitação que temos no nosso curriculum foram determinantes na escolha da Lucios para a execução deste projecto, através de concurso público, e a sua considerável complexidade vai também elevar a nossa experiência e notoriedade no mercado da construção e obras públicas em Portugal», refere Filipe Azevedo, administrador da Lucios.

Da autoria do arquitecto Rui Rosmaninho, o projecto, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012, contempla a renovação do auditório principal, mas também a criação de novos espaços, como uma sala polivalente no rés-do-chão e uma sala de café-concerto no primeiro piso.

No segundo piso, destaque para a construção de uma nova caixa de palco, zonas técnicas, camarins, área infantil, bar e serviços administrativos, além de diversos gabinetes de trabalho e uma sala de reuniões.

Para a Lucios – que nos próximos 12 meses estima facturar cerca de €40M, sendo que só no âmbito da reabilitação conta realizar metade do valor desta previsão –, a obra no Cineteatro Alba vai também ao encontro do desejo da empresa nortenha em alargar o seu raio de acção a nível nacional.

«Apesar das principais referências ao nível dos projectos de reabilitação que temos em curso se concentrarem na zona do Grande Porto, estamos a estudar várias obras públicas e privadas em todo o território nacional e vamos abraçar as melhores oportunidades e consolidar a nossa dispersão geográfica pelo país», acrescenta o mesmo responsável.

Fonte: LUCIOS, 2010

Sem comentários: