sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Inauguração Arquivo Municipal


O Arquivo Municipal, que implicou um investimento de cerca de meio milhão de euros, era há já muito tempo uma necessidade prementepara o Concelho, na medida em que não se podia continuar a deixar valiosos registos, pedaços da nossa História, dispersos por vários espaços e inacessíveis ao público em geral. Ao longo do último ano, técnicos da autarquia têm passado muitas horas a tratar, classificar e digitalizar documentos oficiais e várias publicações, muitos deles bastante frágeis, para que o nosso passado não se perca.

Numa primeira fase, o munícipe poderá aceder ao arquivo documental,estando previsto, para 2009, a disponibilização do arquivo de imagem, com registos fotográficos de eventos e momentos marcantes. A Câmara Municipal sabe que os registos que possui são apenas uma parte do que existe e que há mais documentos e fotografias guardadas por particulares que podem ajudar a compor a nossa História.

Assim, gostaria de pedir a todos os munícipes possuidores de material antigosobre o Concelho que o apresentem ao Arquivo Municipal. De uma forma simples, estarão a contribuir, não só, para a preservação danossa memória colectiva, mas também para a partilha justa de elementos importantes com toda a comunidade.

Prof. João Agostinho Pereira - Agenda Municipal do mês de Novembro de 2008

No dia 21 de Novembro [pelas 18h00], vai ser inaugurado o Arquivo Municipal de Albergariaa-Velha. Instalado na antiga Cadeia, que sofreu profundas obras de requalificação, esta nova infra-estrutura pretende preservar a memória histórica do Município. O Arquivo Municipal distribui-se por 3 pisos e apresenta várias zonas específicas, tais como o depósito geral e depósito digital, sala de classificação e tratamentode documentos, gabinetes técnicos, sala de leitura, sala de exposições e espaçode recepção. Ao todo, foram investidos cerca de meio milhão de euros neste novo espaço, tendo parte sido comparticipado pelo Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo.

Para além de permitir a pesquisa de documentos, jornais, revistas e fotografias relacionados com a História e desenvolvimento do concelho, o Arquivo Municipal vai ser um espaço dinâmico em termos culturais, com a realização de exposições e visitas guiadas. Por isso, toda a comunidade é convidada a usufruir deste novo espaço de grande importância para o Concelho.

Agenda Municipal do mês de Novembro de 2008

Sem comentários: